O motorista de caminhão que estiver fora de sua cidade no dia da eleição deve justificar a sua ausência através de formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). O formulário deve ser preenchido e entregue no dia da eleição – 2.10.2016 (primeiro turno) e 30.10.2016 (segundo turno, se houver) e pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, na página do TSE, nas páginas dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa. De acordo com o site do TSE, no dia da eleição, o eleitor, munido do número do título eleitoral e de um documento oficial de identificação (carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto, de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação) deverá entregar o  RJE preenchido em um dos locais destinados ao recebimento das justificativas.

Os locais que receberão justificativas serão amplamente divulgados pelos TREs, nas capitais, e pelos juízes eleitorais, nas demais zonas eleitorais. Haverá aplicativo para dispositivos móveis conforme a tecnologia do seu aparelho – iOS ou Android. Confira mais informações em:  http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/aplicativos-justica-eleitoral ).

Caso o eleitor não apresente sua justificativa no dia da eleição, poderá preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal,  ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito até 60 dias após cada turno da votação, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

Para o pleito municipal de 2016, o eleitor que deixar de votar e não justificar a ausência no dia da eleição poderá encaminhar o RJE (pós-eleição) a qualquer cartório eleitoral nos seguintes prazos:

– até 1º de dezembro de 2016, com relação ao primeiro turno;

– até 29 de dezembro de 2016, com relação ao segundo turno.