A sinalização viária ainda é problema nas estradas do País. Pelo menos é o que revela o estudo Transporte Rodoviário – Sinalização realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). O objetivo do estudo é destacar a condições e os aspectos de padronização da sinalização das rodovias brasileiras. Além disso, apresenta a evolução das condições da sinalização viária no Brasil e possíveis recomendações de melhorias.

BR-Legal

O estudo revelou que ao longo da vigência do BR-Legal – Programa Nacional de Segurança e Sinalização Rodoviária, houve  avanços na avaliação geral da sinalização nas rodovias federais públicas. Entre o início do programa e o ano de 2019 houve, em média, uma melhora de 17,8 pontos percentuais nos trechos rodoviários onde houve intervenções do BR-Legal, passando de 39,7% para 57,5% de avaliação positiva.

O programa também inovou na forma de licitar, na atribuição de responsabilidades às contratadas e na metodologia das soluções a serem empregadas. Cabe ressaltar, porém, que há ainda trechos de rodovias em condições inadequadas de sinalização e que oferecem riscos aos usuários.

Falta de fiscalização 

O estudo da CNT verificou que, apesar de a União ter investido no BR-Legal valores superiores aos dos programas que o antecederam, os montantes executados representaram apenas 63% do previsto.

Foram verificados também atrasos na elaboração e na entrega dos projetos básicos e executivos, com o consequente retardamento no início dos serviços de sinalização. Além disso, não houve priorização cronológica na execução de trechos concentradores de acidentes e demais pontos críticos.