Quais as principais dificuldades dos caminhoneiros na estrada? Algumas situações lideram a lista dos fatores que tornam ainda mais difícil a rotina na estrada. A falta de lugares adequados para parar e dormir, a insegurança e até mesmo os valores altos do diesel e desatualizado dos fretes são alguns fatores que impedem o caminhoneiro de exercer a sua profissão de maneira tranquila.
Confira 5 principais dificuldades dos caminhoneiros na estrada
5FALTA DE PONTOS DE PARADA
Uma das principais dificuldades dos caminhoneiros é a falta de um ponto de apoio com infraestrutura adequada nas estradas. Com a lei do tempo de direção, o motorista é obrigado a fazer paradas programadas. Porém, a realidade das estradas se impõe sem infraestrutura adequada e sob esse aspecto a Lei não tem como ser cumprida. Os motoristas dizem que no Brasil não tem ponto de apoio para o caminhoneiro, somente se abastecer.
Sem os tais pontos de parada, o motorista não consegue descansar por 30 minutos após dirigir até cinco horas e meia; nem passar a noite e cumprir o período de até 11 horas contínuas de repouso, conforme prevê a lei. Locais seguros normalmente são os postos de combustível, mas por serem estabelecimentos particulares, muitos condicionam a parada para pernoite com o abastecimento do caminhão. Sem opção os motoristas são obrigados a continuar na estrada, mesmo cansado e correndo o risco de provocar um acidente motivado pela fadiga ou parar em algum ponto na beira de estrada, sem qualquer segurança.