Ao longo dos anos, existiram fatos que marcaram a história do transporte de cargas no Brasil. Será que você sabe algum deles? Algumas décadas atrás, os caminhões tinham poucos recursos, o volume de carga estava crescendo, muitas montadoras decidiram investir no país e ainda não existia a necessidade de rastrear a carga e o veículo. Hoje tudo é bem diferente.
7 caminhões que marcaram época no Brasil
Vamos viajar no tempo e conferir alguns fatos que marcaram a história do transporte de cargas no Brasil?
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A indústria de pneus se consolidou como um dos segmentos mais importantes do País nas últimas quatro décadas. Para se ter ideia, entre 2007 e 2009 a média de produção foi de 57 milhões de unidades por ano, e desse total cerca de 10 milhões foram destinados ao setor de cargas. Os dados são da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, informando ainda que, já na década de 80, a produção nacional atingia a casa dos 29 milhões de unidades.
O produto evoluiu com o transporte no Brasil, tanto em volume de produção quanto em tecnologia. Até o início da década de 70, por exemplo, os pneus de cargas eram diagonais, fabricados com fibras têxteis, e usavam câmara de ar e protetor. Porém, com a evolução do transporte rodoviário de cargas, o mercado exigiu a migração para os radiais como equipamento original dos veículos. Em um primeiro momento, ainda eram têxteis, passando para cordonéis de aço na década de 80.
O principal fator responsável pela migração do pneu diagonal para o radial é a maior quilometragem. Os radiais duram mais do que o dobro dos diagonais, além de oferecerem mais estabilidade ao veículo, com melhor resposta de direção, redução do espaço de frenagem e menor resistência ao rolamento, o que significa também redução do consumo de combustível.