O superaquecimento dos freios pode acontecer pelo uso frequente do componente e pode provocar e consequente aceleração no desgaste dos materiais de atrito, como também de todo o sistema de freio. A forma de condução “agressiva” e as altas velocidades, assim como o excesso de carga também são fatores que contribuem para a forte concentração de calor nesses componentes.

Outra causa comum para o superaquecimento dos freios em caminhões são os trajetos em regiões montanhosas, que exigem mais intensidade do uso dos freios, principalmente quando o motorista não respeita as regras de boa condução, como usar a marcha correta ou o emprego dos recursos de redução de velocidade, como exemplo, o freio motor. Uma vez superaquecido, também todos os componentes desse sistema de frenagem, como pastilhas, discos, lonas, tambores sofrem danos, além da perda de capacidade de frenagem no veículo.

Como evitar o superaquecimento dos freios

Especialistas da Fras-le explicam que para proteger o freio do conjunto cavalo mecânico e semirreboque é importante evitar o uso abusivo do freio do implemento, desprezando a utilização dos recursos de redução de velocidade nos declives, praticar a previsibilidade na direção, respeitar a distância mínima recomentada ao veículo da frente, e observar se os componentes do sistema estejam gastos ou danificados.

Além disso, o excesso de cargas ou tráfego nas regiões urbanas, situações comuns enfrentadas pelos caminhões, também colocam os freios sempre à prova. Assim, a manutenção dos freios deve obedecer a periodicidade recomendada pelos fabricantes do sistema de freios, pois isso é fundamental para a segurança do condutor, e também para a vida útil de todo o sistema de frenagem. Uma dica importante é manter sempre a originalidade no sistema de freio, não alterando as características originais dos recursos oferecidos, como ABS, ajustadores automáticos, válvulas, e dimensionais da suspensão e freio.