O transporte de carga vem passando por diversas mudanças. O modo como as contratações de motoristas autônomos tem sido feita é uma delas. Pesquisa realizada pelo Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), encomendada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp), mostrou uma tendência para a uberização do transporte de carga. Em 2023, por exemplo, 70% das contratações foram de profissionais terceirizados.

Essa mudança provocou o aumento na procura por ferramentas de gestão de fretes de terceiro já que a existência de uma frota própria para o transporte de cargas é um cenário cada vez mais distante da realidade.

Indústrias de diversas áreas e até mesmo empresas do setor de logística encontram, na contratação de motoristas autônomos ou agregados, uma alternativa viável aos elevados custos de uma frota única.

O resultado da pesquisa é confirmado pela plataforma de gestão de fretes para transportadoras e indústria, OJO. A plataforma dobrou o volume de operações em 2023 comparado aos números registrados em 2022. O total de entregas realizadas pela plataforma em 2023 alcançou a marca de 100 mil pedidos.

A ferramenta gratuita desenvolvida pelo OJO permite que indústrias e transportadoras façam a gestão dos motoristas terceirizados e encontrem caminhões para o transporte de cargas em uma plataforma online. “O sistema funciona como se fosse uma “uberização” da contratação de fretes rodoviários e permite a gestão detalhada das cargas, desde a contratação do motorista até a comprovação de entrega”, exemplifica João Rigueiral, CEO do OJO.

Transportadoras e indústrias podem contratar fretes e fazer a gestão de todo o processo de entrega diretamente na plataforma OJO. Além da facilidade de encontrar o caminhão, o sistema garante a segurança de todo o processo, já que permite a validação automática dos motoristas nas gerenciadoras de risco (GR).

Para o caminhoneiro ter seu caminhão anunciado e ficar disponível para transportadoras e indústrias, basta anunciar o veículo dentro do aplicativo OJO Motorista.

Transporte de cargas: transportadora digital é outra tendência do mercado

transportadora digital x transportadora tradicional

  1. Tecnologia forte e eficaz:

Apesar de ambas transportadoras (tanto as tradicionais quanto as digitais) estarem se adaptando à nova era tecnológica, uma delas se destaca neste sentido. O uso intensivo de novas tecnologias é o maior diferencial das transportadoras digitais, uma vez que esse modelo já nasceu completamente digitalizado, usando IA, apps e big data para garantir excelência nos serviços.

2. Dinâmica e automatizada:

As transportadoras digitais possuem processos mais automatizados. Por trabalharem com sistemas integrados e o uso intensivo de tecnologia, esse modelo garante maior agilidade e atualizações em tempo real de informações e análises.

3. Processos de rastreamento:

As transportadoras digitais, na maioria das vezes, possuem um sistema de rastreamento ainda mais evoluído do que as tradicionais, que permite aos clientes saberem, em primeira mão, o que está acontecendo com suas cargas e pedidos. 

4. Atuação preventiva e não reativa:

As transportadoras digitais possuem uma atuação mais preventiva e consultiva, contando com ferramentas capazes de prevenir imprevistos. Já as tradicionais trazem um trabalho mais reativo, pensando nas resoluções dos problemas no momento em que eles aparecem. 

As transportadoras digitais são uma tendência para o atual momento que a logística vive, permitindo que as empresas otimizem processos e, consequentemente, permite uma maior satisfação do consumidor final, que encontra uma empresa ágil, organizada e inovadora.