Presente no País desde 2010, a Foton continua em movimento para se fortalecer no mercado brasileiro de caminhões. Nesta quarta-feira (02/12) a fabricante de veículos comerciais chinesa anunciou o início das vendas de mais dois modelos marca de 6 e 11 toneladas de PBT.

Um terceiro modelo para 9 toneladas está previsto para 2021, assim como crescimento da rede de concessionárias, formada atualmente por 36 unidades, das quais 26 eram distribuidores Ford.

Os novos produtos, Citytruck 6.5-15, e Citytruck, ambos importados da China, fazem parte da nova geração de caminhões urbanos lançados recentemente na China.

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Modelo equipado com motor Cummins de 3.8 litros e transmissão ZF de seis velocidades é uma das apostas da marca para o segmento de caminhões médios

Os veículos contam com tecnologia de ponta e diferenciais para concorrer com modelos para aplicações urbanas produzidos no Brasil.

Os novos caminhões utilizam motor Cummins com sistema de tratamento de gases SCR, que (utiliza Arla32).  O Citytruck 6.5-15  é um modelo leve produzido com a versão ISF 2.8 L de 150cv de potência e torque de 360 Nm. Seu trem de força é completado pela transmissão ZF 5S 368, sincronizada com overdrive.

Já Citytruck 11-16,caminhão médio para 10.116 quilos, é tracionado pelo motor Cummins ISF 3.8 L com potência de 156 cavalos e torque de 500 Nm. A transmissão é a ZF 6S 500, sincronizada e também com overdrive. Nos dois casos a caixa ZF possui janela para tomada de força (PTO).

O leve Citytruck 9-16, por sua vez, tem capacidade para transportar 8.500 quilos e disponibiliza o mesmo trem de força do caminhão médio 11-16.

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Painel com tela em LED transmite várias informações para o motorista, da marcha engatada a informações de manutenção, alarme do cinto de segurança e alarme de travamento da cabine durante a condução

As diferenças estão no entre eixo mais curto, de 3,8m, e o tanque de combustível e pneus também menores. A Foton não anunciou quando, em 2021, esta versão estará disponível no mercado brasileiro.

Os preços anunciados para os dois novos caminhões são R$ 177 mil para o Citytruck 6.5-15 e R$ 199 mil para o Citytruck 11-16. Os dois modelos, assim como outros da marca (os semileves Minitruck 3.5 14DT e 3.5 14 ST, Minitruck 3.5 11 DT e o leve Citytruck 10-16) são comercializados pela rede de concessionárias Foton.

Entre os argumentos de vendas da Foton para colocar seus produtos no mercado constam vários itens que vão de detalhes técnicos à tecnologia de ponta no campo da segurança, conforto e desempenho.

Isso inclui segurança passiva atendendo aos requisitos europeus (norma ECE R29), para casos de colisões em geral, nível de conforto com cabine moderna e painel painel é multifuncional com telas de LED e ar-condicionado de série.

O sistema EBP muda a performance do caminhão para condução do veículo vazio, carregado e estrada). A empresa destaca que a versão para seis toneladas é a única no País equipada com freio a ar, tanto no eixo dianteiro e traseiro.

Os veículos da  marca contam com garantia de três anos ou 100 mil quilômetros, valendo o que ocorrer primeiro e com mão de obra grátis nas duas primeiras revisões e defletores de série.

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Foton Citytruck 11-16 tem peso bruto total  técnico de 11 mil quilos. A largura interna da cabine é de 1.880 mm e altura de 1.400mm do piso ao teto

Outro item de segurança é o freio motor com tecla de ajuste de condução para favorecer o consumo de combustível. Sistemas de segurança ativa da WABCO como freios ABS e EBD – Eletronic Brake Force Distribution no Citytruck 6.5-15, ABS nos 9-16 e 11-16, bem como DRL – Daytime Running Light – em LED, ampliam a segurança na condução do motorista, pedestres e outros condutores.

Em todas as versões o volante disponibiliza regulagem de altura e profundidade e bancos com regulagens longitudinal e de inclinação.  O modelo médio conta com teclas multifunções, tela multímidia e possibilidade de inclusão de câmera de ré e pareamento com telefone celular.

De acordo com a Foton, a cabine da nova geração é toda inspirada em estudos da companhia sobre caminhões urbanos do futuro. Isso significa valorização da aerodinâmica com desenho e experiência de dirigir próximos dos automóveis de passeio.

A cabine do Citytruck 6.5-15 tem largura interna de 1.690 mm. Nos Citytruck 9-16 e 11-16 essa medida é de  1.880 mm. A altura interna do piso ao teto é de 1.400 mm para todas as versões. Da parede traseira ao para-brisa na região central das cabines a medida é de 1.480 mm e as portas abrem em 90 graus.

A estratégia da Foton para ganhar espaço no mercado brasileiro está baseada em ocupar nichos tendidos pela Ford, como por exemplo a  oferta de caminhões para as faixas de 9 e 11 toneladas.

Outro ponto a ser explorado pela marca é o aproveitamento da expertise dos ex concessionários Ford para embalar as vendas da marca.

Ainda pensando em nichos ocupados pela Ford, a empresa anunciou um modelo semipesado para 2021 direcionado à distribuição de bebidas e outras aplicações urbanas.

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Com 36 concessionárias já instaladas no Brasil, meta da Foton é começar a produzir em fábrica própria dentro de aproximadamente dois anos

Ainda sem fábrica instalada no Brasil, A Foton monta seus caminhões atualmente em unidade da GEFCO, empresa parceira da Foton localizada em Guaíba/RS, próxima ao local onde planeja construir a fábrica de caminhões dentro de aproximadamente dois anos.

De acordo com a diretoria da Foton, o Brasil é considerado um dos 10 países da estratégia global da gigante chinesa. “Estamos prontos para alçar novos voos no Brasil”, concluiu Ricardo Mendonça de Barros, diretor de desenvolvimento de rede da marca.