Uma das principais queixas dos motoristas de caminhão é o tempo que se perde para carregar e descarregar. Como resultado, existe aumento nos custos diários do profissional e o impede de aceitar outros fretes. Afinal, muitas vezes não há informação do tempo que terá de esperar para ser liberado.
A falta de organização das empresas muitas vezes é um dos fatores principais que provocam esse tipo de situação. Entretanto, algumas atitudes dos motoristas podem contribuir para evitar esse tipo de transtorno.
O primeiro passo é fazer um planejamento e se informar com antecedência sobre os detalhes do serviço. Isso incluir saber sobre o local da coleta ou entrega. Horário de funcionamento e se existe a possibilidade de agendamento. Outro ponto importante é pesquisar se a empresa disponibiliza sala de espera com estrutura para atender o motorista.
O motorista deve analisar também aonde está situada a empresa e se nas proximidades tem segurança para estacionar o caminhão. Após fazer essa verificação, evitar atraso e, se possível, chegar antes do horário determinado.
É importante também checar as restrições de circulação do local de entrega ou retirada da carga. E, estar atento aos horários de maior trânsito na rota e se nas ruas próximas aos locais existe condições de circular ou manobrar o veículo. Assim, evita-se atrasos.