A conectividade é uma palavra que faz parte do vocabulário de quem atua no transporte rodoviário de carga. A tecnologia chegou para facilitar o dia a dia de todos os profissionais, seja ele o empresário, o transportador, o embarcado ou o motorista. Afinal, com ela é possível acompanhar várias funções do caminhão e da condução em tempo real.

Entretanto, é um serviço que muitos autônomos ainda não têm acesso por acreditarem não ter muita utilidade.

Pensando nisso, listamos algumas vantagens da conectividade na rotina dos autônomos. Os benefícios vão desde conseguir fretes melhores até aumentar a segurança. Confira.

4. 1- Conectividade melhora o desempenho 

A conectividade permite ao motorista ter acesso a relatórios que mostram o seu desempenho em relação a dirigibilidade. Além disso, mostra para o profissional quais os pontos precisam ser aprimorados para melhorar os resultados. Assim, o autônomo é incentivado a buscar o aperfeiçoamento através de cursos, treinamentos, uma vez que ele enxerga as reais vantagens para ele. Entre elas, a economia de combustível e de manutenção.

Além de redução dos custos, ter um melhor desempenho profissional ajuda o motorista a ser mais competitivo e conseguir melhores oportunidades.

3. 2- Conectividade x Fretes mais assertivos

Com os dados em mãos sobre a condução, consumo de combustível, manutenção entre outros é possível o autônomo calcular melhor o frete. Afinal, ele conseguirá saber se o valor negociado para um determinado trecho realmente vale a pena. O autônomo terá mais dados para fazer a sua planilha de custos e assim ter uma previsibilidade mais eficiente dos seus gastos e ganhos. Esse é o primeiro passo para o autônomo conseguir se destacar na profissão e conseguir ter algum lucro.

2. 2- Conectividade contribui para redução de custos

A redução de custo está diretamente ligada ao tipo de condução e de manutenção. Ter em mãos dados que mostram e avaliam a dirigibilidade permite ao motorista melhorar o seu desempenho. Somado a isso, ele também tem acesso a necessidade de manutenção sem ter que esperar uma peça quebrar ou até mesmo correr o risco de ficar muitos dias parado. O autônomo passa a promover uma manutenção preventiva.

Portanto, uma condução mais eficiente e a manutenção preventiva vão contribuir para que os custos desse profissional seja reduzido.

Para o gerente de portifólio de serviços de conectividade da Scania no Brasil, Alex Barucco, o principal impacto de uma condução mais eficiente é a redução do combustível, em seguida vem o desgaste de pneus, de freios, entre outros componentes, o que impacta diretamente na manutenção.

O engenheiro Antonio Lauro Valdivia Neto, profissional especializado em transporte, ressalta que explica que o modo de dirigir o caminhão é o fator que mais impacta no consumo, podendo chegar a uma diferença de 20%. “Motoristas que trocam a marcha no momento correto acabam freando menos, pois utilizam mais o freio motor. Por outro lado, manter o motor bem regulado, pneus calibrados e troca de óleo em dia também contam muito”.

1. 3- Conectividade aumenta a segurança

A falta de prudência na estrada é um dos grandes problemas relacionados à segurança viária, pois o comportamento de quem está ao volante de um veículo de carga é fator decisivo para evitar ou provocar acidente. A imprudência geralmente se manifesta na alta velocidade e ultrapassagens em locais proibidos (curvas, pontes e faixas contínuas) aumentando a insegurança e por consequência o número de acidentes.

Outro fator que compromete a segurança é a falta de atenção durante a direção. Ela se dá não somente pela distração com outras coisas além da condução segura, como também por cansaço e fadiga. Não raramente um caminhão bate na traseira de outro ou sai da pista em locais onde a pista oferece as condições de segurança necessárias.

Através de alguns recursos da conectividade o motorista entende todas as vantagens de manter uma boa dirigibilidade automaticamente. Assim passa a promover um trânsito mais seguro. Evitando contribuir com o aumento de acidentes e ter consequências negativas na sua profissão.

#26 Quais as vantagens da conectividade para o transporte?