A situação dos motoristas autônomos faz parecer que ganhar dinheiro com caminhão é uma missão quase impossível. Combustível, pedágio, manutenção e mais um leque de despesas e contas mais o mercado de frete são desafios conhecidos que dificultam a vida do motorista. A conta não fecha. Mas, com um pouco de organização e atenção em certos detalhes já conhecidos podem tornar o negócio pouco mais rentável, seguindo alguns passos.

Cálculo do custo do quilômetro rodado–  Essa operação é muito importante para o autônomo identificar se o valor negociado do frete vai proporcionar algum tipo de lucro ou prejuízo. Nesta conta devem ser considerados todos os gastos da operação e da perda de patrimônio, como por exemplo impostos, IPVA, licenciamento, seguros veiculares e depreciação, entre outros.

Custos variáveis – Manutenção preventiva, pneus, combustível, gastos com pedágios, seguro da carga e despesas de viagem, são custos que oscilam de acordo com o uso do caminhão.

Frete de retorno – Rodar vazio é sempre a pior opção para o autônomo. É muito importante que se tenha sempre uma carga de retorno para ajudar a pagar as despesas. Nesse aspecto, os aplicativos de frete podemcontribuir, pois posibilitam a busca de cargas disponíveis e que compatíveis com as datas de chegada e partida do destino.

Portanto, é muito importante que todas as viagens sejam planejadas com atenção. O frete de retorno é uma excelente estratégia para elevar a rentabilidade e potencializar a sustentabilidade do negócio. Para garantir frete de retorno é importante pesquisar as oportunidades do destino final de entrega de uma carga, formar parcerias e, como foi dito, negociar um valor que cubra ao menos o custo da viagem.

Frete diversificado – Em tempo de crise, é importante aumentar a quantidade de serviços para se tentar manter a receita no mesmo nível. Muitos autônomos já perceberam que restringir o tipo de carga pode contribuir para achatar o faturamento. Uma alternativa é estudar novas possibilidades e oportunidade para identificar quais quais fretes e serviços podem ser realizados pelo tipo de veículo que você possui e se tornar mais competitivo. Caminhão graneleiro, por exemplo, pode ser utilizado também para transportar produtos que não exijam muita proteção.

Caminhão e manutenção – Geralmente o embarcador tende a optar por caminhões mais novos e com a manutenção em dia. Especialistas garantem que reparos preventivos são, em média, três vezes mais baratos que reparos corretivos. Essa economia diz respeito apenas ao conserto dos veículos. Se forem acrescidas as perdas com paradas não programadas, cargas, garantia etc, a realização de revisões periódicas são ainda vantajosas. Por isso, cuidados e conservação são imprecindíveis.

É importante também ter os documentos pessoais e do veículo em bom estado e válidos, além de equipamentos de proteção individual (EPIs), rastreador e seguro, entre outros itens. Estar com o caminhão em dia evita também atrasos das entregas, quebra de contratos, veículos parados e perdas das cargas, por conta de tombamento s, saques entre outros incovenientes.

Aplicativo de frete – Apesar de ser uma ferramenta relativamente nova no segmento, e utilizada ainda com certo receio pelos motoristas, o aplicativo de frete facilita a intermediação entre o autônomo e os embarcadores de carga. Todas as informações do frete e da empresa constam na plataforma, evitando desgaste na hora da negociação e gerando maior confiança ao motorista.

Porém, alguns cuidados são importantes para não haver decepção com aplicativos: manter o cadastro atualizado, fornecer todos os documentos solicitados, ter registro na ANTT, identificar as melhores rotas e tipo de caminhão, verificar a procedência do aplicativo e confirmar todas as informações do frete.