A Iveco acaba de comercializar 109 caminhões Stralis para a Prefeitura de Madri, na Espanha. A venda é parte da renovação de frota dos veículos que fazem a coleta do lixo na cidade. Os novos caminhões, fabricados na fábrica da montadora na capital espanhola, estão equipados com o motor Iveco Cursor 8, fabricado pela FPT Industrial, movido a gás natural veicular (GNV), com potência de 330 cavalos e câmbio automático. O modelo possui oito cilindros de GNV, com uma capacidade total que varia de 600 a 640 litros, dependendo da configuração do caminhão.

O GNV é um combustível mais limpo do que os derivados de petróleo, com 95% menos emissões de partículas em comparação ao diesel, 35% menos de NOx e aproximadamente 10% menos de CO2. Além disso, o motor emite até 75% menos ruído que o motor Euro VI a diesel e, segundo a fabricante, proporciona 40% de economia em combustível, com 10% menos de custo operacional total (TCO) em relação ao diesel, mantendo a mesma capacidade de transporte.

Atualmente, na Espanha, existem 43 pontos de abastecimento públicos de GNV e 19 de Gás Natural Liquefeito (GNL), tornando-a o país europeu com mais pontos destinados ao gás natural liquefeito, além de outros nove postos mistos de GNV/GNL em construção.