Uma das principais queixas dos motoristas de caminhão é a falta de reconhecimento da profissão. Mas por que é tão importante valorizar o caminhoneiro? A resposta é simples. Sem eles todos os serviços deixariam de funcionar com eficiência e em pouco tempo o caos se instalaria no País.

Provas para isso não faltam. A greve realizada no País, em maio de 2018 é um exemplo. Os 10 dias de paralisação desestabilizaram o abastecimento de produtos e deixaram os brasileiros sem combustível e inseguros em relação a eficiência de alguns serviços básicos como o de saúde.

Outro exemplo recente foi a pandemia da Covid-19. Com a chegada do novo coronavírus o caminhoneiro mostrou mais uma vez a sua importância. Mesmo diante de todos os riscos os profissionais não pararam e por esse motivo o Brasil se manteve abastecido e com os serviços essenciais funcionando.

Porém, apesar do papel fundamental para a movimentação da economia brasileira, o motorista enfrenta muitos problemas em sua rotina de trabalho, como os perigos estrada e permanecer dias longe de casa.

De modo geral, não raramente o motorista de caminhão é apontado como um tipo de “vilão da estrada”, aquele que usa drogas, ingere bebidas alcoólicas, provoca acidentes e contribui para o congestionamento nas grandes cidades.

Porém, pouca gente se lembra que todo tipo de mercadoria chega aos seus destinos por caminhão.

Confira agora alguns motivos para valorizar o caminhoneiro

1Valorizar o caminhoneiro: importante para a circulação de mercadorias

Anterior