Recentemente surgiu boatos que motoristas de aplicativos foram convidados a ingressarem em empresas para dirigir caminhões. Mas será que motorista de aplicativo podem substituir o caminhoneiro?

Ficou para trás o tempo em que para ser motorista de caminhão bastava apenas saber dirigir. A busca por um transporte cada vez mais eficiente e sustentável exigiu maior capacitação, treinamento e profissionalização por parte dos motoristas de caminhão.

Para Salete M. Argenton , gerente geral da Fabet Filial SP, o treinamento ajuda a valorizar o motorista de caminhão.  “Não basta apenas ser um motorista habilitado e com experiência, é preciso ser um profissional atualizado e capaz de garantir para a empresa resultados qualitativos e quantitativos efetivos, contínuos e duradouros.  Dirigir com segurança, produtividade e baixo custo operacional é fundamental e é exigência mínima do mercado de trabalho”, explica.

O caminhoneiro qualificado pode interferir diretamente nos custos do transporte, como combustível, pneus e manutenção. Sendo assim ele será um parceiro ideal, para que principalmente nesses momentos de dificuldades, a manutenção dos custos seja observada.

Você sabe quais são as obrigações fiscais dos autônomos?

Como se tornar caminhoneiro autônomo? O primeiro passo é entender como é ter o seu próprio negócio.

O motorista que opta em ser um caminhoneiro autônomo e ter o próprio caminhão pode prestar serviços para uma ou mais empresas sem vínculo empregatício. Mas, é o responsável pela parte operacional e administrativa do seu negócio.

Algumas vantagens de ser autônomo são horários flexíveis durante as jornadas diárias; flexibilidade sobre dias e horários de trabalho, poder aceitar e recusar cargas. Em contrapartida, não conta com salário fixo e tem de arcar com os custos do diesel, pedágio, alimentação e manutenção do caminhão, entre outras obrigações. Assim é importante colocar tudo no papel antes de assumir toda essa responsabilidade.

Outra questão a ser levada em consideração é a parte burocrática (veja essa matéria especial sobre as obrigações fiscais).

Então, como se tornar um caminhoneiro autônomo? Preparamos um passo a passo para te ajudar a ingressar na profissão

CNH PROFISSIONAL

cnhO primeiro passo para quem pensa em ser motorista autônomo é obter a CNH Profissional. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o motorista que deseja conduzir veículos que exigem habilitação nas categorias “C”  (vans até oito lugares, caminhonetes, pick ups, caminhões), “D” (ônibus, micro-ônibus, tratores) ou “E” (trailers, carretas e veículos articulados, por exemplo) precisa realizar o procedimento de mudança de categoria da CNH junto ao Detran.SP.

Para isso, é necessário estar com a CNH atual em situação regular (nem suspensa, nem cassada), não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias, nos últimos doze meses. Confira matéria completa sobre mudança de CNH 

FINANCIAMENTO

financiamento 2Antes de pensar em dar um passo tão importante é preciso pegar lápis e papel e fazer contas. Se organizar financeiramente e traçar um planejamento. Atualmente, conseguir crédito já deixou de ser um grande problema, pois com o fim da carta frete o autônomo passou a movimentar contas bancárias e a comprovar renda. O cuidado maior a ser tomado é em relação aos juros e a avaliação de todas as opções disponibilizadas no mercado, para se chegar a uma parcela mensal que realmente caiba dentro do orçamento. Enfim, não “enfiar os pés pelas mãos”, como diz o ditado popular. Veja matéria completa Como se organizar para trocar de caminhão 

INFORMAÇÃO

programmer 1653351 640 1Quem deseja entrar na área deve buscar informações, conhecer, entender e avaliar os riscos, além de todos os custos que envolvem o transporte. É importante procurar um contador de confiança, dos sindicatos ou mesmo da rede SEST SENAT, para auxiliá-lo e deixá-lo a par de todas as exigências para que possa fazer o transporte adequado, seguro e de forma regular.

O jornalista, radialista e apresentador do programa Pé na Estrada, Pedro Trucão, conta que profissionais que perderam o emprego ou estão de licença remunerada – com a possibilidade de serem dispensados – perguntam sempre se é uma boa alternativa investir em um caminhão.  “A minha resposta vem com três perguntas: você entende do ramo? Tem contrato com alguma empresa que te garanta pelo menos um ano de carga? Tem dinheiro para o caminhão a vista? Veja mais sobre como se preparar para ingressar na profissão

RNTRC

rntrcUma das maneiras de se tentar regulamentar o setor e torná-lo mais profissional veio através do Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Carga. Atualmente, informa a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o número de registros de transportadores emitidos é de 816.130, sendo 657.391 autônomos, 158.395 empresas e 344 cooperativas.

A Assessoria de Comunicação da ANTT explica que a formalidade da atividade vem atender a um anseio de uma categoria imprescindível na logística brasileira. Destaca que os benefícios aos transportadores são diversos, como a regularização do exercício da atividade por meio da habilitação formal; disciplinamento do mercado; identificação de parâmetros de participação no mercado; conhecimento do grau de competitividade e inibição da atuação de atravessadores não qualificados.

Veja mais em ANTT esclarece dúvidas sobre RNTRC

ATUALIZAÇÃO

treinamentoAtualmente são grandes as exigências na hora de contratar os serviços do motorista de caminhão. Para atender a nova realidade, o aspirante a profissão deve esquecer a ideia de que para conseguir um bom frete basta ter um caminhão e saber dirigir. É importante fazer cursos, se atualizar, buscar informações em feiras especializadas do setor, se preocupar com a aparência e enxergar o caminhão mais como um negócio do que um veículo de carga.

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