A Scania atingiu nos meses de março, abril e maio deste ano volume de emplacamento de caminhões pesados alcançados pela última vez somente em 2013, quando registrou seu melhor ano da história no Brasil. Nos três meses a montadora registrou o licenciamento de 4.986 veículos, sendo 1.718, 1.532 e 1.736 unidades respectivamente.

O resultado também garantiu à fabricante a maior participação de mercado registrada nos últimos três anos. O diretor de vendas de soluções da companhia, Silvio Munhoz, credita o crescimento à nova geração de caminhões lançada em 2019 e ao aquecimento do mercado brasileiro de caminhões pesados.

“O primeiro semestre deste ano está bombando. O mercado de caminhões pesados cresceu entre 70 e 80%, enquanto nós, Scania, crescemos 130%”, comemorou.

De acordo com o ranking da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), os modelos da marca em destaque são o R 450 (segundo modelo mais vendido da indústria, com 2.804 unidades), R 540 (1.318 unidades) e o R 500 (com 814 unidades).

Um dos pontos fortes da nova geração de caminhões Scania está nos 20% de economia de combustível, sendo a maior parte (8%) proporcionada pela tecnologia do motor de alta pressão de injeção com múltiplos pontos e projetada para diminuir consumo e emissões.

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Tecnologias para redução do consumo de combustível, de segurança e serviços conectados são itens apontados como responsáveis pela alta das vendas

“Nossa tecnologia de alta pressão de injeção com múltiplos pontos (XPI com sistema Common Rail), que diminui consideravelmente o consumo e também as emissões, é imbatível. Estamos à frente da concorrência”, afirmou Munhoz, acrescentando que esse motor já está pronto para atender a próxima lei de emissões, Proconve P 8, que entra em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2023, equivalente à norma europeia Euro 6.

Os outros 12% de economia de combustível, lembra o executivo, vêm dos seguintes itens: 5% do Acelerador Inteligente, 3% do Scania Actcruise, 2% da transmissão Scania Opticruise e mais 2% da aerodinâmica da cabine. Em dois anos, a Scania já emplacou cerca de 15 mil caminhões da nova geração.

O bom momento vivido pela companhia coincide com a comemoração dos 64 anos de história da companhia no Brasil, a ser comemorado no dia 02 de julho. Uma das forma encontradas pela empresa para celebrar a data foi a criação em 2020 do Dia da Paixão Scania.

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Dia da Paixão Scania, criado em 2020 pela empresa, demonstra o relacionamento de gerações com a marca e com modelos que marcaram época, como o L 111, na foto da linha de montagem em 1975. Dia 02 de julho a marca completa 64 anos de presença no Brasil

“A Scania tem uma história especial de relacionamento com o mercado, que começa com nossos clientes, com o reconhecimento de uma parceria responsável pelo progresso de empresas, motoristas, profissionais do segmento de transporte”, disse Márcio Furlan, diretor de marketing, comunicação e sustentabilidade da Scania no Brasil.

Ainda segundo Furlan, esse relacionamento passa de geração para geração consolidando a relação da marca e a evolução das pessoas que, de alguma forma, a ela estão conectadas. “A relação da Scania com as pessoas é isso, uma mistura de amor, admiração, força, resultado, inovação, confiança e referência de produtos e soluções que se tornam ícones no mercado ”, complementa.

COMO FUNCIONAM AS TECNOLOGIAS SCANIA

Actcruise – Introduzido na linha 2020/2021, e já é item de série, é a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise. O sistema atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade grava as rotas e aproveita aclives e declives de maneira da melhor maneira para economizar combustível.

Acelerador Inteligente – também conhecido como controle de aceleração, está presente em todos os modelos da nova geração, tem seu funcionamento ligado a uma análise do peso do veículo, da posição do pedal de aceleração e deslocamento do modelo, para evitar acelerações bruscas e desperdício de combustível.

Sua atuação permite uma condução confortável e econômica preservando outros componentes do trem de força e os freios. O sistema trabalha de forma automática e desativa quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo (posição do Kickdown), entendendo que o caminhão precisa de toda a capacidade de aceleração.

Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração. Numa condução com frequência de alternâncias de velocidade, tráfego intenso e em veículos não totalmente carregados ou vazios, o acelerador inteligente vai contribuir para uma maior economia de combustível. Quanto mais variações na rota maior será sua atuação automática.

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Pacote de tecnologias presentes no novos caminhões da marca garantem conforto e segurança do motorista

Outra tecnologia presente nos caminhões da nova geração Scania é o ADAS que utiliza câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque. O sistema é dividido em três dispositivos: AEB (Frenagem de emergência avançada, funciona por meio de radar  e da câm,era que mede a distânxcia e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista e assim evitar acidentes); o LDW (aviso de saida de faixa)  e o ACC (constrole de cruzeiro adaptativo, sistema que auxia o motorista a manter uma distância constante em relação ao veículo da frente, por meio do radar instalado no parachoque.

MANUTENÇÃO E SERVIÇOS

Além dos bons resultados em emplacamento de veículos, a Scania comemora também o lançamento do Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime que traz como novidades o Control Tower e o Pay per Use).

A primeira delas disponibiliza monitoramento ativo e acompanhamento real do veículo executado por equipe da Scania. Segundo o diretor de serviços, Marcelo Montanha, o novo serviço comprou redução de 30% no tempo de parada dos veículos.

“Quando o caminhão se aproxima, a concessionária é avisada e se houver qualquer problema que possa gerar atraso a equipe da Scania entra no circuito. Tudo sem custo adicional para o cliente”, explicou.

A fábrica mantinha desde dezembro de 2020 mais de 180 caminhões rodando com e sem monitoramento para medir o quanto o serviço podia reduzir o tempo de parada. De acordo com Montanha, houve redução média de 32% no tempo de paradas corretivas e de 42% nas paradas preventivas.

Já o Pay per Use é uma opção do tem o preço ajustado ao custo real da operação do Scania Premium Flexível Uptime, como o próprio nome diz (pague o que usar). As novidades são disponibilizadas para todos os caminhões da marca conectados com o plano Premium. Para os clientes com plano básico é necessário fazer a opção.

A Scania registra a marca de 45 mil veículos conectados no Brasil, o volume de 20 mil programas de manutenção ativos no portifólio e padronização de 90% da rede, o maior índice já alcançado no País.

O bom momento atravessado pela marca no mercado brasileiro conta ainda a alta de 40% nas vendas de serviços e aumento de 55% na venda de programas de manutenção, com 62% dos veículos saindo de fábrica com contrato de serviço.  “O ano de 2021 será superior ao exercício de 2020 e se tornará o melhor da história da marca no País”, complementou Montanha.

CAMINHÕES A GÁS

Outro motivo de comemorações da Scania está no crescimento das vendas de caminhões movidos a gás. De acordo com Munhoz, já ultrapassou os 150 e a previsão é atingir a marca de 200 veículos em 2021 conforme havia sido projeto pela empresa.

Segundo o executivo, no início das vendas os caminhões a gás despertavam interesse de transportadoras e embarcadores que orientavam empresas a optar por essa solução como uma opção ao diesel, por reconhecer a importância de reduzir os impactos ambientais causados pelo transporte rodoviário, mas que agora os próprios transportadores já buscam práticas mais sustentáveis.

O vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, Roberto Barral, acrescenta que o caminhão a gás é o carro-chefe desta transformação no Brasil. “O número de empresas que aderem à solução do gás vem aumentando mês a mês”, afirmando que já fazem parte deste grupo os principais embarcadores do País.