Disputada ontem na cidade de San Juan de Marcona (Peru), s sétima etapa do Rally Dakar teve como vencedor o piloto Holandês Gerard De Rooy, com o caminhão Iveco Power Star número 503.

O resultado colocou o líder da equipe Petronas Team De Rooy Iveco em 3º no ranking geral da competição. Na 4ª posição aparece o argentino Federico Villagra, piloto do caminhão Power Star número 505 também da equipe Iveco.

A liderança na classificação geral, no entanto, continua em poder de Eduard Nikolaev, que terminou a etapa em terceiro ao volante de seu caminhão Kamaz. Das sete etapas já concluídas, o piloto Russo venceu a 1ª e a 2ª, conquistou duas vezes a 3ª posição; uma vez a 4ª e duas vezes a 5ª.

A 41ª edição do Rally Dakar, disputada este ano em território peruano terá percurso completo de 5.000 quilômetros. Ano passado foram 9.300 quilômetros incluindo também territórios da Argentina e Bolívia).

O percurso desta terça-feira (15 de janeiro) tem 575 quilômetros (dos quais 360 são cronometrados) e segue em direção à cidade de Pisco.

Os caminhões Iveco Star Power preparados para a prova são equipados com motor Cursor 13, os mesmo dos caminhões pesados da marca produzidos no Brasil, porém, com preparados para gerar cerca de 1.000 cv de potência.

Mais curta que a edição de janeiro de 2018, este ano a disputa começou em Lima dia 06 de janeiro e termina na próxima quinta-feira (17/01). Do percurso total de 5.000 quilômetros, cerca 3.500 são trechos de areia com grandes dunas.

A Iveco está participando com quatro caminhões da equipe Petronas Team De Rooy Iveco, são pilotados por Gerard de Rooy, Federico Villagra, Ton Van Genugten e Maurik Van Den Heuved, sendo os principais rivais os caminhões russos Kamaz, os Tatra e Liaz da República Tcheca.

Sexta Etapa  – A sexta etapa do Rally Dakar disputada ontem (13 de janeiro) aconteceu entre as cidades de Arequipa e San Juan de Marcona. No resultado geral – após seis etapas concluídas – o primeiro lugar na classificação geral ficou Eduard Nikolaev (Kamaz) e o segundo com Dmitry Sotnikov, ambos com caminhões Kamaz. Restam ainda quatro etapas para o termino competição deste ano.

Ano passado, o argentino Federico Villagra, que era uma das apostas de vitória de Iveco, por conhecer bem o território a ser percorrido dentro da Argentina, abandonou a competição na 13ª etapa deixando a vitória para Eduard Nikolaev.