O último caminhão da série P, G e R foi vendido hoje. O modelo que encerra esse período de 10 anos da linha foi o R 440, e o seu feliz proprietário é Marcelo Hermes, da transportadora M.Hermes.
Nem ele sabia da surpresa que teria. Para tanto, a Scania, por meio da concessionária Brasdiesel, preparou um almoço de negócios na fábrica, sem que o empresário desconfiasse.
Após o almoço, o cliente foi convidado para uma visita à fábrica. E, achou que terminaria aí sua estada em São Bernardo do Campo (SP).
Inesperadamente, foi informado que seria o dono do último veículo das Séries P, G e R fabricado no país.
Roberto Barral, vice-presidente das operações comerciais da Scania no Brasil (representando a força de vendas e a rede Scania) e Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America (representando todos os colaboradores da fábrica) fizeram a entrega do veículo para o transportador.
Scania em números
Desde 1957, a Scania já vendeu cerca de 264 mil caminhões no Brasil. Desse total, 112.372 unidades (volume até novembro de 2018) foram de veículos das Séries P, G e R, lançadas em 2007.
A empresa M. Hermes foi fundada em 2000. Mas, a história da família com os caminhões é mais antiga tendo Milton Hermes, pai de Marcelo, como caminhoneiro. Marcelo seguiu os passos e também trabalhou nas estradas. Desde então, a M.Hermes só vem colecionando sucesso. O primeiro Scania adquirido foi da Edição Especial Griffin Edition, modelo R 440 6×2, em 2015.
Em 2017, o cliente comprou três R 440 e sua história com a Scania se transformou. “Fiquei impressionado com a média de combustível e comecei um processo de mudança da frota. De 5%, no início, a média de economia em comparação com a concorrência subiu para os atuais 15%”, revela o empresário. “Estou muito satisfeito com a Scania e vou continuar comprando, pois a intenção é tornar a frota 100% Scania. Fiquei impressionado com a nova geração, e já estou negociando.”
Atualmente, a frota da transportadora perfila 11 veículos, sendo oito Scania (três R 440 e cinco R 450 6×4 – um já operando e os outros quatro serão entregues até o final deste ano, incluindo o histórico último R 440).
Hoje, o foco da M.Hermes está na transferência de grãos, por rodotrem, do Mato Grosso para o Pará, até o Porto de Miritituba. Cada caminhão roda em cada viagem (ida e volta) entre 2.000 a 2.400 km. Em janeiro de 2019, a empresa irá inaugurar sua filial no Mato Grosso.