A oferta de frete para caminhões com carrocerias graneleiro e caçamba cresceu 56% em relação com o primeiro semestre de 2019. O aumento para o graneleiro se destacou nas  regiões Sul e Sudeste, principalmente Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Já a caçamba teve um aumento de 50%, com maior concentração no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, especialmente Ceará, Pará e Tocantins.

Os dados foram divulgados pela Fretebras. “O graneleiro é o caminhão que tem maior oferta de fretes durante todo ano e com maior procura entre julho e outubro por conta do escoamento das safras de trigo e soja. Entre janeiro e agosto o crescimento na busca deste tipo de carroceria na nossa plataforma foi impressionante, chegando a 210%”, afirma Bruno Hacad, Diretor de Operações da FreteBras.

“Já pela facilidade de descarregar, a caçamba é muito utilizada para o transporte de materiais de construção, como areia, brita e cimento, que, assim como o agro, foi um setor que se manteve aquecido durante a pandemia”, acrescentou.

O estudo da FreteBras indica que o modelo caçamba teve um salto de 239% na região Norte, 150% no Nordeste e 101% no Centro-Oeste. A carroceria graneleiro, por sua vez, teve aumento de 42% no Sudeste e 65% no Sul. “As ofertas de fretes na plataforma vêm aumentando fortemente na medida em que os caminhoneiros descobriram a facilidade, agilidade e melhores oportunidades de encontrar cargas pelo aplicativo. Motoristas que dirigem caminhões com estes tipos de carroceria continuarão tendo muito trabalho pela frente”, avisa.