A falta de manutenção é considerada uma das principais causas de acidentes no Brasil. Somente entre janeiro e abril de 2020, a Polícia Federal registrou 19.574 acidentes e alertou que a quinta principal causa é o defeito do veículo, ficando atrás da ingestão de álcool por apenas dois pontos percentuais.

Para Elias Mufarej, conselheiro do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e coordenador do GMA, Grupo de Manutenção Automotiva, como a frota brasileira vem envelhecendo há seis anos consecutivos, a idade deve superar os 10 anos, enquanto a dos caminhões já ultrapassa os 11 anos. Esse fator é um agravante para provocar este tipo de acidente. 

Manutenção em tempos de pandemia 

Veículos mais velhos requerem manutenção periódica, porém não é o que acontece na realidade. Quando a idade aumenta, a tendência é o dono do veículo postergar a revisão e os reparos necessários. “Deveria ser o inverso, já que quanto mais velho o veículo é maior a necessidade de manutenção, devido ao desgaste natural das peças e com o uso”, completa Mufarej.

 

Falta de manutenção gera multa

A frota brasileira é a sexta maior do mundo, somando 45,9 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Além da questão de segurança, outro problema é qualidade do ar que fica prejudicada por causa da emissão de dióxido de carbono acima do limite devido à falta de manutenção. Levantamento da OMS (Organização Mundial de Saúde) indica que, no Brasil, a poluição do ar em ambientes externos provoca a morte de mais de 50 mil pessoas por ano.