Mercado de caminhões encerrou 2018 com o emplacamento de 75.987 unidades entre janeiro e dezembro, crescimento de 46,3% sobre 2017, quando o resultado ficou em 51.941 veículos.
O segmento com maior volume de licenciamento durante o período foi de modelos pesados, que embalado pelo desempenho do agronegócio atingiu 34.782 mil unidades.
O montante garantiu crescimento de 85,5% em relação aos 12 meses de 2017, quando o número total de caminhões pesados emplacados chegou à marca de 18.747 caminhões.
A fabricante com maior volume de emplacamento de modelos pesados durante 2018, foi a Mercedes-Benz, com 9.956 unidades, seguida pela Volvo, com 9.138 e Scania, 8.028. A MAN Volkswagen Caminhões e Ônibus licenciou 3.769; DAF, 2.343; Iveco 1.346 e Ford, 193, além de outros seis veículos de fabricantes não associados à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
No segmento de semipesados, formado em sua maioria por modelos na faixa 15 a 30 toneladas de PBT, a liderança de emplacamentos ficou com a MAN Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 6.805 caminhões, seguida pela Mercedes-Benz, com 4.913 e Ford, com 3.159 unidades.
Outros fabricantes do setor foram a Volvo (1.504), Iveco (855), Scania (615), Agrale (3) e seis unidades de outras empresas não associadas à Anfavea. No total, em 2018 foram licenciados 17.872 caminhões da categoria semipesados.
No segmento de médios, de 10 a 15 toneladas de PBT, foram licenciadas 7.675 unidades, contra 4.443 durante 2017. A marca com maior volume de emplacamentos nesta categoria foi também a MAN Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 4.678 unidades, seguida pela Ford, com 1.863. Mercedes-Benz, 1.109; Agrale, 12; Iveco 2 e 11 unidades de empresas não associadas à Anfavea.
Entre os modelos leves, categoria formada por modelos na faixa de 6 a 10 toneladas de PBT, o número de emplacamentos apresentou pequena retração em 2018, caindo de 11.687 unidades em 2017 para 11.544 em 2018. A marca que mais emplacou caminhões nesta categoria foi também a Volkswagen Caminhões & Ônibus, com 4.148 unidades.
Nesta categoria, a Mercedes-Benz ocupou o segundo posto, com 3.999, seguida pela Ford, com 3.051 caminhões. A Iveco emplacou 227 unidades; CAOA Hyundai, 70 e Agrale 45. Outras empresas não associadas, 14 unidades.
Pelas previsões da Anfavea, em 2019 a indústria de caminhões continuará se recuperando e deverá licenciar 88 mil unidades, das quais 15,3% serão de modelos pesados, que continuarão em alta puxados pelo agronegócio.
As exportações não tiveram o mesmo desempenho positivo no ano passado. No acumulado do ano foram enviados 24.642 caminhões para o exterior, 12,7% a abaixo de 2017, com 28.220 unidades. Já a produção encerrou 2018 com 105.534 unidades fabricadas, 27,1% acima das 83.044 de 2017.