A insegurança na estrada é uma das reclamações mais frequente por parte dos caminhoneiros. Mas, fatores como falta de locais seguros para parar e descansar, fiscalização pouco eficaz na estrada contribuem para que o motorista se sinta desprotegido.

Algumas ações podem reduzir, por exemplo, o risco de roubo de carga ou qualquer outro tipo de ações de ladrões e aumentar a segurança na estrada.

O ponto inicial para qualquer caminhoneiro que quer evitar imprevistos desagradáveis durante a viagem é fazer um bom planejamento. Então, é preciso analisar locais de parada, seguir os planos da empresa e determinar os horários das viagens.

Listamos algumas ações que podem te ajudar a reduzir a insegurança e ter uma viagem sem grandes surpresas.

5EVITAR CONVERSA SOBRE PRODUTO TRANSPORTADO

Muitas vezes quando o motorista para em um posto para descansar participa de rodas de conversas e refeições comunitárias com outros colegas. E isso é saudável e faz parte do dia a dia.

Mas, é prudente, segundo orientação do Cel. Paulo Roberto de Souza evitar conversar sobre a carga transportada, especificar os lugares de entrega, horários. Nunca se sabe se alguém mal intencionado pode estar por perto, escutar a conversar e agir de má fé.

Quanto menos informação sobre o seu transporte e sua rotina você fornecer maiores as chances de se manter seguro.