A JSL começou a testar cinco carretas pentatrem em suas operações no transporte de toras de eucalipto para celulose. Cada composição é formada por um cavalo mecânico e cinco compartimentos de carga, totalizando 47 metros de comprimento.

Os veículos se encontram em operação na LD Celulose, em Indianópolis/MG, onde viajam cerca de 28 quilômetros por viagem, somente por estradas internas da fazenda de eucaliptos, devido ao tamanho e PBTC.

Conforme explicou o CEO da JSL, Ramon Alcaraz, a maior vantagem  do pentatrem está no  ganho de produtividade, podendo chegar a 50% no caso do transporte de madeira.

“Os equipamentos reduzem em cerca de 5.600 o número de viagens anuais realizadas em rodovias e economizar até 220 mil litros de diesel no período”, complementou.

“A JSL foi uma das primeiras empresas no País a utilizar os pentatrens e mantém uma equipe de motoristas altamente treinados e experientes para conduzir o equipamento, que exige uma operação especialmente desenhada para ele”, acrescentou Alcaraz.

Após a conclusão da fase de testes, a JSL pretende operar 15 pentatrens nas fazendas da LD Celulose (joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco), que está implantando na região uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo, com capacidade de 500 mil toneladas/ano.