As seguidas vendas de caminhões elétricos sinalizam que a substituição do motor a diesel é um caminho sem volta. A Volvo Trucks, por exemplo, está anunciando a venda de mais um lote de veículos pesados movidos a bateria na Dinamarca.

Desta vez, o cliente é a Unicon o maior produtor e fornecedor de concreto pronto do país, que adquiriu um lote de 11 unidades do FM Electric betoneira.Os veículos, segundo a Volvo Trucks, começam a ser entregues no final deste ano.

A Unicon e a Volvo Trucks também concordaram em uma colaboração de longo prazo com o objetivo de desenvolver e implementar soluções elétricas completas para caminhões e carrocerias para a indústria de concreto.

O diretor administrativo da Volvo Trucks na Dinamarca, Peter Ericson, destaca a importância da venda para a empresa dinamarquesa e parceria que visa desenvolver e implementar soluções elétricas para caminhões e carrocerias para a indústria de concreto porque, segundo ele, os veículos pesados para esta aplicação estão entre os mais difíceis de eletrificar.

A Unicon é a maior e mais antiga produtora e fornecedora de concreto pronto da Dinamarca, com 35 fábricas e mais de 400 funcionários em todo o país. Sua produção é de cerca de 1 milhão de metros cúbicos de concreto anualmente e possui frota própria de 195 caminhões.

A meta da empresa é reduzir as emissões de CO2 de sua frota em 30% em 2025 em relação aos níveis de 2019. O objetivo é torna a frota de betoneiras livres de emissões até 2035.

A Volvo Trucks, por sua vez, já produz caminhões elétricos para diferentes aplicações, porém os modelos pesados FH, o FM e FMX Electric, todos para 44 toneladas de PBTC, começam a ser produzidos no segundo semestre deste ano, mas já começaram a ser vendidos na Europa.