A recapagem chega a reduzir em até 50% o custo em relação à compra de um pneu novo. Todo carreteiro conhece essa relação e sabe também o peso dos pneus no custo da operação de transporte, mesmo recorrendo à reforma.

No entanto, especialistas do setor vivem repetindo que a opção pelo serviço de recapagem de empresas com processos de qualidade contribui para evitar problemas. Do mesmo modo, deve se manter a manutenção periódica dos pneus e também do caminhão no momento da recapagem

Conforme observa Rafael Figueiredo, especialista em pneus da Continental, infelizmente muitas vezes ocorre a opção pela economia, isto é, a reforma com emprego de matérias-primas e processos de reforma não certificados.

“O resultado final é visível no pneu recapado, desde o acabamento a falhas que podem ocasionar em soltura da banda de rodagem nas estradas, comprometendo a segurança do caminhoneiro e dos demais motoristas”, alerta.

Ainda conforme lembra Figueiredo, a escolha de uma recapadora autorizada e alinhada com a qualidade dos processos de produção do pneu original, é fundamental para a preservação do investimento feito na compra de um pneu novo.

“A recapadora autorizada tem acesso a toda tecnologia necessária e às bandas de rodagem desenvolvidas especificamente para cada modelo de pneu de carga”, acrescenta.

Figueiredo explica que assim é possível ter a garantia de manter inalterada todas as características do pneu novo em relação a quesitos como poder de tração, escoamento de água e performance quilométrica.

“ Desta forma, não somente a segurança fica totalmente preservada, como também a economia, uma vez que a carcaça ao receber todos estes cuidados na recapagem está pronta para mais uma vida útil”, conclui.