A NSA Pneutec, indústria especializada em reforma de pneus, completou neste início de outubro 70 anos de mercado e comemorando ser a única do ramo no País a oferecer recapagem com menos intervenção humana e mais tecnologia.

De acordo com diretor da empresa, Giulio Cesar Claro, a NSA Pneutec transformou o setor de modo a ser vanguarda no segmento de reforma de pneus. “ Essa foi uma missão que assumimos durante estas 7 décadas”, destacou o executivo.

De acordo com Claro, a planta da empresa em Santana de Parnaíba/SP, é de de alto desempenho sustentável. “Utilizamos água de reuso, fazemos tratamento de esgoto interno e otimizamos o aproveitamento da luz através de telhas prismáticas translúcidas e também damoss destino correto a 100% dos resíduos que geramos”, complementou.

Nos últimos 10 anos, a empresa investiu em sistemas de automação de processos, sendo a Gestão de Desempenho Integrado (GDI), primeira etapa do propcesso, classificada pelo executivo como essencial para o transportador ter um raio X do pneu e do processo de reforma.

A Gestão de Desempenho Integrado tem atuação desde o início do processo de reforma, já a partir da coleta de dados e emissão das informações para o setor de produção, via digital, assim que o pneu chega à empresa.

De acordo com Giulio Cesar Claro, o processo permite ao frotista ter informações precisas, além de ser capaz de apontar os principais motivos de recusa dos pneus para reforma, quais as regiões com maior desgaste na carcaça, qual o tipo de problema recorrente por marca, modelo e ano de fabricação, além de determinar o índice de recusa e número de vidas, entre outros diagnósticos.

HISTÓRIA

A NSA tem sua origem em uma borracharia de nome Nossa Senhora Aparecida, fundada em 1951 por Sidney Antonio Claro, a qual anos depois veio a se tornar Pneus Brascap.

O nome NSA, adotado em 1994, foi em homenagem à primeira empresa (a borracharia) até ser dado mais um passo, em 2005, com a aquisição da Pneutec, também fundada em 1951. Desde então o nome NSA Pneutec passou a ser usado com a empresa seguindo as inovações da indústria de reforma de pneus.

“Com a experiência do Sr Sidney, pioneiro na reforma de pneus radiais de carga no Brasil, seu legado do DNA empreendedor e da seriedade com os trabalhadores, aprendemos que não se faz nada finalizou Giulio Claro para justificar a longevidade da empresa no mercado.