Uma das maiores fabricantes mundiais de caminhões pesados surgiu a partir da união de um fabricante de vagões e outro de bicicleta. Pode se dizer que foi assim que começou em 1.891 a história da Scania nome atual da fabricante de veículos pesados que foi Scania-Vabis, AB Scania-Vabis Saab-Scania e finalmente apenas Scania.

O nome Scania veio do antigo nome latino da província de Skane e o símbolo do Grifo foi emprestado do brasão da região do século 15. Aliás, segundo escritos, trata-se de um mítico animal de quatro patas e cauda de leão, cabeça e asas de águia, que teve origem 3 mil anos antes de Cristo. Até hoje a marca ostenta a criatura poderosa como seu símbolo.

Primeiro símbolo grifo 01 1901 1911

Em 1.891 a siderúrgica Surahammars Bruk montou a subsidiária Vabis, abreviação de Vagnsfabriksaktiebolaget i Södertälje (fábrica de carruagens Ltd. i Södertälje, empresa fabricante de vagões ferroviários, localizada na cidade de Södertälje, próxima a Estocolmo, a capital da Suécia.

Cinco anos depois, em 1896, a fabricante inglesa de bicicletas Humber & Co montou uma fábrica em Malmö, na província de Skane, região sul da Suécia. Porém, quatro anos depois, as operações desta empresa foram assumidas pela recém-formada Maskinfabrik-aktiebolaget Scania, que para tornar sua marca popular gravou seu nome na coroa das bicicletas que produzia.

2MOTOR A DIESEL

O primeiro motor a diesel produzido totalmente pela AB Scania-Vabis equipou os modelos do ano de 1936, mas a definição de que os caminhões seriam o principal produto da marca só aconteceu após a empresa ter passado por uma forte reorganização ocorrida entre os anos de 1.940 e 1.945. Foi também o marco da da concepção e implantação do conceito do sistema modula de produtos.

Neste mesmo ano teve início a conquista do mercado estrangeiro, com o envio de caminhões da marca para a Holanda, cujo importador, que foi fundamental para alavancar a marca, obteve por anos sucesso comercializando veículos da marca.

O motor diesel com injeção direta chegou ao mercado no final da década, o qual devido à sua durabilidade ficou conhecido como o “motor de 400 mil quilômetros”. Outro passo importante da Scania-Vabis foi o lançamento do caminhão Regent, em 1954, veículo que alavancou as vendas da marca.

Na Suécia, a Scania- Vabis tinha 40% e 50% de participação do mercado, chegando a 70% no segmento de caminhões pesados e 50% da produção seguiam para exportação. Também nesse período começou a se formar a rede de vendas e serviços de produtos da marca na Europa.

A adoção nome Scania para os veículos ocorreu em 1969, quando os acionistas da Scania-Vabis e também de outra empresa sueca fabricante de aviões militares automóveis, a Saab, decidiram unir as duas companhias para formar a SAAB-SCANIA sem o VABIS e mudança no logotipo. Em 1995 a associação foi dissolvida e a Scania tornou-se novamente uma empresa independente. Foi neste ano que a empresa lançou a série 4.