Uma das maiores fabricantes mundiais de caminhões pesados surgiu a partir da união de um fabricante de vagões e outro de bicicleta. Pode se dizer que foi assim que começou em 1.891 a história da Scania nome atual da fabricante de veículos pesados que foi Scania-Vabis, AB Scania-Vabis Saab-Scania e finalmente apenas Scania.

O nome Scania veio do antigo nome latino da província de Skane e o símbolo do Grifo foi emprestado do brasão da região do século 15. Aliás, segundo escritos, trata-se de um mítico animal de quatro patas e cauda de leão, cabeça e asas de águia, que teve origem 3 mil anos antes de Cristo. Até hoje a marca ostenta a criatura poderosa como seu símbolo.

Primeiro símbolo grifo 01 1901 1911

Em 1.891 a siderúrgica Surahammars Bruk montou a subsidiária Vabis, abreviação de Vagnsfabriksaktiebolaget i Södertälje (fábrica de carruagens Ltd. i Södertälje, empresa fabricante de vagões ferroviários, localizada na cidade de Södertälje, próxima a Estocolmo, a capital da Suécia.

Cinco anos depois, em 1896, a fabricante inglesa de bicicletas Humber & Co montou uma fábrica em Malmö, na província de Skane, região sul da Suécia. Porém, quatro anos depois, as operações desta empresa foram assumidas pela recém-formada Maskinfabrik-aktiebolaget Scania, que para tornar sua marca popular gravou seu nome na coroa das bicicletas que produzia.

1PRIMEIRO CAMINHÃO

Anterior