A Mercedes-Benz  Trucks apresentou à imprensa mundial de transporte, na IAA Transportarion, que começa hoje em Hannover, na Alemanha, os caminhões elétricos que farão parte da sua linha de Produtos nos próximos anos.

Pela primeira vez, a fabricante alemã mostrou ao vivo para os jornalistas do setor de transporte rodoviário os caminhões elétricos que estarão em breve à disposição do mercado, bem como os que ainda virão nos próximos anos.

actros eletrico para longa distancia 1

Um dos destaques da montadora é o Actros para longas distâncias movido a bateria. Segundo a empresa, o veículo responde às preocupações dos transportadores em relação à carregamento das baterias e autonomia. Conforme foi divulgado, sua autonomia é para até 500 quilômetros; além disso está sendo desenvolvida uma rede de carregamento público como resultado de parceria já divulgada com os Grupos Volvo e Traton. Além disso, a montadora diz que oferecerá serviço completo de atendimento. A bateria tem tecnologia para garantir  maior quilometragem e vida mais longa informou a Mercedes.

Como os demais caminhões, o preço será superior aos dos veículos tradicionais a diesel, porém a empresa acredita que as vantagens obtidas nos custos operacionais compensarão o valor pago a mais, o qual deverá ser amortizado em cinco anos.

O veículo encontra-se em testes com clientes  e tem previsão de começar a ser produzido em série em 2024.

Actros com celula de hidrogenio

Outro caminhão em exposição é-o Actros movido a hidrogênio, tecnologia em desenvolvimento em parceria dos Grupos Daimler  Trucks e Volvo Trucks.  Como já foi anunciado anteriormente, esta tecnologia está prevista para começar a equipar os caminhões depois de 2025. Hoje se prospecta que o hidrogênio será o combustível  ideal para operações de longas distâncias, com autonomia de até 1000km com um tanque.

LEVE

Com autonomia para 70 Km (com uma bateria), 140 (duas) e 200 quilômetros (com três baterias), o Canter elétrico chega para atender  a várias aplicações  na faixa de 4,25 T a 8,55T e está preparado para receber configuração para seis diferentes entreeixos, duas variantes de cabine além de

poder contar com tomada de força. O modelo é disponibilizado com O Active Beame Sistem e Active Sidwguard Assist. As vendas do modelo na Europa começam a partir de outubro. A Mercedes apresentou também o e-Econic, um caminhão urbano elétrico para aplicação especialmente na coleta de resíduos urbanos.

actros 300 eletrico com chassi rigido