A Grupo ZF apresentou na IAA Transportation 2024 em Hanover, Alemanha, suas soluções para eletrificação, automação e segurança de veículos comerciais. Entre os destaques estão a plataforma de mobilidade elétrica, o conceito de reboque elétrico TrailTrax, o software de chassi cubiX, e a versão mais avançada do sistema de assistência à frenagem de emergência OnGuardMAX.
A plataforma modular de mobilidade elétrica consiste em diferentes motores elétricos, inversores correspondentes, uma transmissão de três velocidades, bem como seus componentes elétricos associados. Este pacote modular abrangente oferece às montadoras a flexibilidade de configurar o sistema e-drive de acordo com seus requisitos específicos.
Outro destaque da empresa é o conceito TrailTrax para a eletrificação de semirreboques. Este sistema integra o eixo de acionamento elétrico AxTrax 2 da ZF e um sistema de bateria modular com o EBS do reboque. Juntos, esses componentes ajudam a reduzir o CO2 emissões em até 16%.
O sistema transforma um caminhão pesado a diesel em um veículo híbrido, o que não apenas reduz o consumo de combustível, mas também reduz significativamente as emissões de CO2. Além disso, o sistema pode ser operado como um híbrido plug-in, o que maximiza ainda mais a economia.
A ZF exibiu também a nova transmissão híbrida TraXon 2, que permite funções de condução puramente elétricas para veículos comerciais totalmente híbridos e híbridos plug-in.
Em relação a segurança dos caminhões, a ZF apresentou novo Assistente de Mudança de faixa para caminhões. Este sistema usa tecnologia de radar e câmera para tornar as mudanças de faixa mais seguras. Ele monitora continuamente a situação do tráfego e apoia ativamente o motorista ao mudar de faixa. Isso é especialmente importante para caminhões com reboques, uma vez que essas manobras apresentam alto risco de acidentes.
De acordo com uma pesquisa realizada na Alemanha, o Lane Change Assistant – Assistente de Mudança de Faixa da ZF pode potencialmente evitar até 12% dos acidentes representando uma contribuição significativa para a segurança no nas rodovias.
Outro destaque é a nova versão do sistema de assistência à frenagem de emergência OnGuardMAX para o mercado europeu. Este sistema detecta e reage de forma independente aos obstáculos no tráfego rodoviário. Ele será usado pela primeira vez em caminhões de produção em série pelas montadoras, em combinação com a nova plataforma de frenagem mBSP XBS.
Grupo ZF fala de suas expectativas
A expectativa da ZF é que a produção de sistemas de acionamento elétrico para veículos comerciais deve dobrar nos próximos 12 meses. Outra previsão da empresa, diz respeito ao crescimento dos sistemas de e-drive, especialmente nos mercados da Ásia-Pacífico e América do Norte.
Um exemplo é a crescente demanda pela solução de tomada de força elétrica eWorX, cuja procura deve dobrar nos próximos anos. Além disso, a ZF já percebe um interesse inicial dos clientes pelo software de chassi cubiX, recentemente lançado. Uma versão especialmente desenvolvida para veículos comerciais está disponível desde junho deste ano.
Isso se aplica, de maneira semelhante, ao novo assistente de frenagem de emergência OnGuardMAX. No geral, a ZF espera um crescimento de 20% nos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) até 2030.
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