Reforçando o conceito de diversidade de soluções para descarbonização do transporte na Europa e no Brasil, a Scania levou para a IAA Transportation 2024 cinco soluções de transporte. São elas dois caminhões elétricos, dois movidos a diesel e um caminhão a gás.

Quando se fala em diesel, o gerente de engenharia de aplicações de oferta de soluções da Scania Brasil, Ivanovik Marx, faz questão de ressaltar que o Brasil está utilizando as tecnologias de ponta. “O que está rodando de diesel no Brasil é o que foi lançado ou exibido, na IAA 2024. Então, estamos utilizando os caminhões com a maior tecnologia”, destacou. 

A fabricante exibiu durante a IAA O V8 660, 4×2 e o 770, 4×2,  que foi lançado com a nova caixa de câmbio G38 (caixa de câmbio do Super). Outro detalhe apontado por Ivanovik é sobre o 660 que estava equipado com painel digital. Em relação ao trem de força o executivo explica ser semelhante ao que a marca disponibiliza no Brasil. 

Um dos destaques da fabricante durante o IAA ficou com o Super 460R que venceu o Green Truck, prêmio verde de eficiência, entregue na Alemanha. “A Scania apresentou uma eficiência de 4.2 km por litro, com esse caminhão de sete toneladas. É um caminhão bastante eficiente. Esse prêmio aconteceu 14 vezes e, desse total, a Scania venceu nove vezes”, destacou. 

Em relação ao gás, a Scania levou para o IAA a mesma tecnologia apresentada recentemente no Brasil. Na Europa, foi apresentado o motor de 460 cavalos com 2.300 Nm de torque. De acordo com Ivanovik a única diferença para o caminhão lançado no Brasil é a capacidade de tanque. “Na Europa são quatro tanques de 154 litros. No Brasil usamos uma estratégia diferente. São quatro tanques de 95 de um lado, quatro de 80 do outro e dois atras da cabine. Além disso, a redução do entreixo possibilitou transportar maior volume de carga”, explicou. 

Scania acredita na diversidade de soluções para descarbonização

Para Ivanovik a diversidade de soluções para redução de emissões ficou ainda mais evidente durante a IAA Transportation 2024. Em relação a edição passada (2022) todos os fabricantes apresentaram novas soluções a diesel assim como veículos com outras eficiências energéticas. Um dos pontos levantados pelo executivo diz respeito a questões de infraestrutura e altos investimentos. “Na minha observação, todas as fabricantes entenderam que o futuro em relação a descarbonização do transporte é cada vez mais eclético, que é algo que a Scania vem falando há muito tempo, em soluções para se adequar melhor ao seu cliente. Teremos diversas soluções. O gás, o diesel, o elétrico, cada solução de acordo com a maturidade do cliente, nível de investimento, localização e disponibilidade de energia”, explicou.