Novo Renault Kangoo elétrico fortalece a presença da marca entre os furgões elétricos para a distribuição urbana.
Uma década após a chegada ao Brasil do Kangoo elétrico e 600 unidades comercializadas, a Renault traz ao mercado nacional a nova geração 100% elétrica do modelo. Trata-se do novo Kangoo E-Tech, veículo urbano de carga indicado para operações em grandes empresas especializadas em entregas urbanas, médias e micros empresas do setor de serviços e pessoas físicas.
O Kangoo elétrico é pioneiro no País, no segmento de veículos comerciais leves movidos a bateria. https://transportemundial.com.br/kangoo-ganhara-versao-low-cost-moderna-em-2018/O modelo está presente em diversas frotas do setor logístico e last-mile. Uma delas é a do Mercado Livre, com 400 unidades da versão anterior do Kangoo elétrico.
O diretor de frotas da Renault no Brasil, Alex Dias, disse que o Mercado Livre reduz 90% das emissões de carbono com o uso de carro elétrico. Também destacou que o modelo proporciona economia três vezes maior se comparado com a concorrência.
Segundo ele, o custo da energia por km/rodado do novo Renault Kangoo elétrico é de R$ 0,15, 70% em relação ao um veículo com motor a explosão. O Mercado Livre já reservou mais 200 unidades da nova versão, que é produzida na França.
Autonomia do novo Kangoo elétrico é superior a 300 km
Em sua nova versão, o Kangoo E-Tech é movido por um motor elétrico de 90 Kw (120cv) e 25 kgmf de torque (245Nm). A nova bateria é composta por oito módulos independentes reparáveis que garantem autonomia de 300 a 329 km na operação urbana.
Dimensões e área de carga do novo Renault Kangoo elétrico
Espaço de carga tem 4,3m³ para carga e transporta até 800kg de carga útil.
As dimensões do espaço para armazenamento de carga são 2,2m de comprimento,1,5 m de largura e 1,3m de altura.
As portas traseiras podem abrir de 90 a 180 graus e sem travas, como as laterais. Ambas contam com sistema de travamento. No novo Kangoo elétrico a bitola traseira e mais larga que a da versão anterior. A mudança garantiou mais espaço para carga.
A proposta de Renault é disponibilizar um veículo sem emissões, ágil, prático e seguro a um baixo custo por quilômetro rodado.
Bateria com três opções de carregamento.
De acordo com a empresa, a bateria possui sistema de resfriamento líquido e resistência elétrica. Esses recursos permitem a utilização na temperatura adequada e mantêm autonomia e relaxamento no tempo de carregamento.
Comparada à geração anterior a bateria teve aumento de capacidade e de autonomia. Assim, a garantia amentou de cinco para oito anos ou 160 mil quilômetros.
A bateria conta com três opções de carregamento: Carregamento de 2,3 kW, adequado para carregamento em tomadas domésticas; carregamento trifásico AC (corrente alternada) de 3,7 kW até 22 kW (inédito em veículos comerciais), configurado para carregamento em postos públicos e wallboxes e Carregador rápido DC de 80 kW (corrente contínua) para carregadores ultrarrápidos de rodovias.
A bateria passa de 15% a 80% de carga em 2h30 quando conectada a um carregador Wallbox de 11Kw. Em uma unidade de 7,4 Kw, o carregamento leva pouco menos de seis horas. O Kangoo E-Tech também pode ser recarregado em uma tomada doméstica padrão ABNT em 220 volts com o uso de um carregador portátil, comercializado separadamente como acessório.
O novo Renault Kangoo elétrico é equipado quatro airbags, controles de tração e estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA). O posto do motorista é semelhante ao automóvel de passeio, com sistema multimídia com display de 8″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay e bancos envolventes.
Os controles internos de destravamento das portas são ativados somente se a chave for usada. E, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga permanece fechada e protegida.
Kangoo E-Tech está equipado com quatro airbags, controles de tração e estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA). Os principais concorrentes do veículo são o BYD eT3, o JAC E-JV5.5, Fiat Scudo, Citroën Jumpy e Peugeot Expert.
Aqui no mercado brasileiro, o veículo será atendido pela Rede da marca formada por 270 concessionárias, todas aptas a prestar atendimento ao novo modelo, das quais 45 estão mais especializadas a atendimento da frota elétrica.
O Kangoo E-Tech conta com plug de segurança que desliga o veículo, dois modos de direção (eco e normal) e três níveis de regeneração da bateria: B1 (rodovia), B2 regeneração a cada desaceleração) e B3 (máximo nível de regeneração).Posto de trabalho do motorista se assemelha ao de um automóvel de passeio.
O presidente da Renault, Ricardo Gondo, destaca que Brasil é o terceiro maior mercado global da marcae que já foi investido no País R$ 1.1 bilhão e tem outros R$ 2.0 bilhões em andamento. Sobre o lançamento da Master elétrica no mercado brasileiro, o executivo disse que que se encontra se em estudo um furgão maior.
“O Kangoo é um veículo emblemático para a Renault em todo o mundo https://profissionais.renault.pt/veiculos-eletricos/kangoo-van-etech.htmle, no Brasil, sua versão elétrica é reconhecida por grandes empresas que buscam atingir seus objetivos de descarbonização por sua praticidade, baixo custo de operação e por todo o suporte que a marca oferece, por meio de sua Rede Pro+. Essa nova geração do modelo chega ao mercado para consolidar essa trajetória de sucesso”, conclui o presidente da Renault do Brasil.
O executivo reforça que a Rede Pro+ é uma força para a marca e que o treinamento para o novo Kangoo começou no ano passado. Acrescentou que qualquer peça do veículo é entregue no máximo em até 24 horas. O preço de lançamento anunciado para novo modelo elétrico da Renault é R$ 259.990,00.
Crédito de fotos: Marcelo Machado de Melo