A Scania acaba de ampliar a linha de caminhões XT (formada por modelos para operações fora de estrada) com o lançamento G 540 10×4 Heavy Tipper, um veículo robusto para operações na mineração e grandes obras de infraestrutura.

O mercado de caminhões vocacionais, incluindo os 6×4 e 8×4, absorve menos de 2 mil unidades/ano no Brasil, porém é um nicho de bastante interesse para as montadoras, especialmente pelo alto valor dos veículos e pelo porte e vigor financeiro dos clientes deste segmento.

O Scania G 540 10×4 Heavy Tipper carrega até 55 toneladas de carga líquida e se posiciona como o único caminhão dessa categoria produzido no País com essa configuração de tração, sendo ainda que o terceiro eixo direcional – posicionado à frente do eixo de tração – conta com suspensão a ar .

G540 WM2023 342 BAIXA
No novo Scania G 540 10×4 o terceiro eixo  direcional é posicionado à frente do eixo dos eixos de tração

Outro ponto de destaque do novo fora de estrada está em suas características técnicas, as quais o colocam bem próximo aos caminhões articulados da “linha amarela”, os quais  são veículos de alto valor e menos versáteis, entre outros fatores.

”O G 540 10×4 Heavy Tipper é o produto com maior capacidade de carga do mercado, e também o que traz a melhor solução na comparação com a linha amarela”, acrescentou Silvio Munhoz, diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil.

De acordo com o executivo,  o G 540 10×4 e toda a linha de caminhões XT produzidos pela Scania já nascem com DNA 100%  direcionado a aplicações fora de estrada. “Todos os componentes do trem de força, eixos e tecnologias embarcadas são fabricados pela Scania”, acrescentou.

17320 005BAIXA
Entre os opcionais a Scania disponibiliza air bag no volante e nas laterais para proteção contra tombamento e bafômetro que só libera a partida do motor se o motorista não tiver ingerido bebida alcoólica

O G 540 10×4 Heavy Tipper é uma evolução da versão 8×4 (com capacidade para 44 toneladas de carga líquida), porém produzido com componentes ainda mais robustos que os demais modelos da linha XT. Outro destaque do novo veículo está motor de 540cv de potência e 2.700 Nm de torque.

Munhoz destacou que esse motor traz a vantagem de ser no mínimo 8% mais econômico do que a geração anterior no mínimo 8%. Esse ganho no consumo se deve à tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão que está presente nos propulsores de toda a nova geração de caminhões Scania lançada no final de 2018.

Outro destaque do veículo é o Scania Zone, sistema que limita a velocidade conforme a região onde o veículo está trafegando. Essa tecnologia permite que se determine velocidades mais adequadas às condições do terreno em em diferentes pontos do canteiro de obras.

Tido pela Scania como um super-caminhão, o G 540 10×4 Heavy Tipper foi desenvolvido para atender às mais severas demanda da mineração e de grandes obras de infraestrutura como usinas hidrelétricas, por exemplo.

Suas características técnicas incluem um pacote de itens adequados à operação a que se destina. O sistema de direção, por exemplo, é mais robusto e o de freio conta com o Scania Retarder.

Com potência de 4.100Nm, esse sistema aumenta a performance da frenagem sobretudo em baixas velocidades. Um dos benefícios, segundo a montadora, é a redução do desgaste do freio de serviço, das lonas e tambores, especialmente em condições de operação em descidas íngremes e muito acidentadas

O caixa de câmbio Opticruise 100% automatizada tem 14 velocidades e dispõe na alavanca do modo off-road.  Ao ser acionada, esta unidae permite que o motor gire em rotações mais amplas.

Esta caixa incorpora o lay shaft Brake, sistema de freio motor do eixo secundário, soluçãointroduzida nas caixas Opticruise da nova geração de caminhões Scania que garante trocas mais rápidas, seguras e suaves.

O G 540 Heavy Tipper não é a primeiro caminhão que a Scania lança no País com 10 pontos de apoio e 4 de tração. O último 10×4 da antiga geração foi entregue pela montadora em 2016 e atualmente existem cerca de 80 unidades operando no Brasil em mineradoras.

O novo veículo pode sair de fábrica equipado opcionalmente com airbag no volante e airbag lateral de cortina (contra tombamento).  Outro item que pode ser adicionado é o bafômetro, que só libera a partida após testar que o condutor não ingeriu bebidas alcóolicas nas últimas horas

FORA DE ESTRADA EM ALTA

O ano de 2020 deverá encerrar  com resultados acima da média, pois existe forte tendência para o crescimento do mercado de caminhões vocacionais.

Segundo o presidente da Sobratema (associação que congrega empresas, entidade e profissionais da construção e mineração), Afonso Mamede, o setor apresentou alta de 62% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019

Ainda de acordo com Mamede, e há boas perspectivas para o setor devido aos investimentos  em infraestrutura previstos para os próximos 5 anos.

Neste cenário, a expectativa Silvio Munhoz é vender 200 G 540 10×4 até o final do ano.  “Há um clamor dos clientes, sobretudo porque o G 540 10×4 reduziu a distância entre a linha amarela e também porque desde 2016 a Scania não entrega mais o 10×4”, concluiu. Ainda segundo Munoz, o preço do G 540 10×4 Tippler é R$ 950 mil.