Desde 2012, foram reciclados 1.845.049,70 kg de filtros de óleo lubrificantes usados, o que representa 4.730.897 unidades. Em 2016, mais de 898.400 kg devem ser reciclados, equivalente a 2.303.595 filtros. Estes números fazem parte do ‘Descarte Consciente’, o programa de logística reversa pós-consumo de filtros usados de óleo lubrificante automotivo promovido pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais.

“Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor automobilístico, a Abrafiltros está comprometida com a logística reversa de filtros de óleo lubrificante usados em prol do meio ambiente. Mesmo com o elevado custo envolvido por não haver retorno direto para a cadeia de filtros, empresas do setor, com o suporte do Grupo Supply Service operando em logística, estão cumprindo com as metas do programa”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros.

Ainda assim, o executivo destaca que é fundamental que mais empresas, sejam elas fabricantes, importadores ou montadoras, cumpram a legislação ambiental e façam sua adesão ao programa, não só para diminuição de custos, mas também porque é de grande relevância para o meio ambiente. “A responsabilidade é compartilhada por todos os integrantes da cadeia logística, mas isto ainda é uma realidade distante para o setor”, ressalta.

Hoje, 16 grandes empresas participam do programa, que teve início em 2012 em São Paulo, e já se estendeu para os estados do Paraná e mais recentemente Espírito Santo. Para este ano, a previsão é de que mais de 898.400 kg sejam reciclados, o que representa 2.303.595 filtros. “Com este resultado, vamos alcançar 22% de aumento no volume de filtros reciclados em relação a 2015”, finaliza Moura.