A Meritor, fabricante de eixos para veículos pesados e fornecedora das principais fabricantes de caminhões instaladas no Brasil, que este ano comemora 64 anos no País, anunciou nesta quinta-feira (30 de janeiro) a construção de mais uma fábrica no Brasil.

A planta terá 30 mil m² de área construída em Roseira/SP, município localizado no Vale do Paraíba, ao lado de Aparecida. Será terceira fábrica da Meritor no Brasil comando com a unidade sede, em Osasco/SP, e a de Resende/RJ.  O investimento anunciado é de R$ 200 milhões.

O início da produção de eixos está previsto para abril de 2021 e, segundo o diretor geral da empresa, Adalberto Momi, a nova fábrica ajudará a Meritor a superar as expectativas dos clientes acompanhando o crescimento do mercado.

Segundo o executivo, será um dos maiores investimentos da empresa em uma instalação global nas últimas décadas. “O projeto estava em gestação há vários anos, mas atrasou por causa da recessão no Brasil”, acrescentou Momi.

A nova fábrica, terá mais tecnologias e será destinada à produção de componentes mais avançados que chegarão ao mercado brasileiro nos próximos anos. Produzirá também itens feitos hoje na unidade de Osasco, a qual continuará em operação normal.

Adalberto Momi destacou que hoje existem linhas de produtos no Exterior que no futuro serão vendidas no mercado brasileiro e estes serão produzidos em Roseira. “A Meritor não faz eixo dianteiro no Brasil e com a nova fábrica passa a ser mais uma oportunidade para a empresa no País”, exemplificou.

Mas quando se fala em produtos mais avançados, a empresa se refere, por exemplo a eixos elétricos para caminhões. Embora se trate de produtos previstos para daqui a 15 ou 20 anos, porque os veículos pesados deverão os últimos a ter essa tecnologia no País, a nova fábrica mostra que a empresa está focada no futuro.