A Foton fechou parceria com o escritório brasileiro de engenharia Schwaben Engineering para auxiliar na nacionalização de seus veículos. O Presidente do Conselho da Foton Caminhões, Luiz Carlos Mendonça de Barros, visitou a empresa para acompanhamento das atividades de desenvolvimento dos novos caminhões da marca a serem lançados brevemente no Brasil. De acordo com a Foton, até o momento foram desenvolvidos diversos veículos e variantes com precisão e qualidade, desde a análise de mercado até a validação técnica, que compreendem as fases de conceituação, desenvolvimento dos componentes e sistemas, gerenciamento do projeto e qualidade, interface com os fornecedores, validações através de simulações numéricas e acompanhamento dos protótipos e testes.

“Com 36 fornecedores locais, a Foton Caminhões atingiu um nível de mais de 65% de conteúdo local, utilizando um inovador conceito denominado Codesign (Sistema Modular de Desenvolvimento), que corresponde à estratégia da empresa em utilizar a expertise dos parceiros envolvidos no projeto”, afirma Leandro Gedanken, Gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Foton Caminhões.

A parceria entre a Foton e Schwaben contempla a utilização de recursos como o de digitalização óptica oferecido pela Schwaben, que permite a captura de geometrias (nuvem de pontos) dos mais variados tipos e tamanhos de componentes, de forma rápida e precisa. O recurso, conforme explica a empresa, viabiliza processos de engenharia reversa para geração de modelos 3D, possibilitando a reconstrução de peças, moldes ou ferramentas, além de inspeções dimensionais e controle de qualidade.