A Foton acaba de assinar acordo com a Agrale para a produção de seus caminhões em sua fábrica em Caxias do Sul/RS. O acordo prevê o uso pela Foton de uma linha de montagem da Agrale inicialmente pelo período de 12 meses. Na quinta-feira passada (10 de março), a Foton comunicou oficialmente o governo do Rio Grande do Sul que o BNDS havia aprovado o empréstimo de 65 milhões de reais para a construção da suas unidade industrial em Guaiba.
“Enquanto tocamos as obras de nossa fábrica própria em Guaíba, RS, vamos seguir à risca com nosso cronograma de produção de nossos caminhões no Brasil nesta linha da Agrale, que nos oferece condições técnicas perfeitas para a montagem, com alta qualidade de nossos produtos”, disse Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões.
Para o atender a Foton, a Agrale dispõe de instalações adequadas, já que sua unidade 2 iniciou a montagem de caminhões Linhas A, S e LX, além de chassis de ônibus e utilitários 4×4 Agrale Marruá. Os ajustes técnicos no espaço que abrigará a linha de montagem provisória dos produtos Foton levará quatro meses para ficar pronto.
Os caminhões de 3.5, 10 e 13 toneladas serão produzidos a partir de agosto deste ano e já contarão com índices de nacionalização superiores a 65%. Pelo acordo, a Foton será responsável pela compra dos componentes junto a seus fornecedores, e por toda logística e garantia da qualidade dos produtos. Já a Agrale, fica responsável pela montagem dos caminhões Foton que serão, um a um, submetidos à inspeção final de qualidade feita por técnicos da Foton.
As instalações da Agrale em Caxias do Sul já atenderam também a outro fabricante de caminhões, a International. A parceria teve início em 1998 e durou 14 anos, até a International se mudar para a sua fábrica em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, a capital gaúcha, em 2012.