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A MAN Latin América apresentou ontem (16/09), em São Paulo, os novos caminhões que vão compor sua linha de veículos comerciais a partir de 2016. Os destaques estão no maior número de modelos com transmissão automatizada e novas potências, além do retorno do Titan Tractor e uma série especial comemorativa aos 10 anos da série Constellation com 350 unidades. Na ocasião, a diretoria da empresa apresentou a modalidade de leasing operacional, sistema pelo qual o transportador paga uma mensalidade fixa por um período contratual, durante o qual o seguro do veículo e as despesas com pneus são por sua conta.  Ao final do contrato, ele tem a opção de adquirir o veículo pelo valor de mercado. Funciona quase como se fosse um aluguel do veículo.

Os caminhões produzidos pela MAN Latin America são divididos em quatro famílias de produtos, sendo a Delivery de modelos leves; Worker, médios; Constellation, semipesados e pesados e os pesados Premium TGX com a marca MAN. Na linha leve, a principal novidade é o lançamento do Volkswagen Delivery  13.160, um veículo com terceiro eixo de fábrica para até 13,2 toneladas de PBT e ntre eixos de 2.850mm. De acordo com Ricardo Alouve, vice-presidente de Vendas e marketing da MAN Latin America, o Delivery 13.160 atende a legislação VUC, para os centro urbanos.

O Delivery 13.160 utiliza caixa de transmissão ZF 6S 1000 TO de seis velocidades e chega para substituir o 10.160 Plus 6X2, do qual utiliza o mesmo motor Cummins de 160cv. Outras versões da linha Delivery são a 5.150, 8.160,  9.160 e 10.160. Ricardo Alouche, acrescenta que se trata caminhão leve com maior capacidade de carga do mercado brasileiro. “O Delivery 13.160 é ideal para o transporte de bebidas, plataformas de auto-socorro, tanque de combustível e gás entre outras aplicações nas quais o veículos tem de circular nos centros urbanos com maior carga útil”, concluiu.

Outro lançamento da empresa é o chassi 9.160 ECE específico para o transporte de valores, que passa a ser uma segunda opção da empresa, que já conta com o chassi 8.160 ECE também para aplicação como carro-forte.

A novidade da linha Worker é a versão 17.230, apresentada como um caminhão que pode ser aplicado para entregas em áreas urbanas e trechos rodoviários de curtas e médias distâncias, e também para caixas coletoras e compactadoras de 15m³ de resíduos sólidos e de 19m³ para coleta seletiva de lixo. O modelo oferece opção de tomada de força para compactação de carga em movimento.

O Worker 17.230 se junta a outros modelos da família com motorização nas potências de 190, 260 e 280cv. O motor que equipa o modelo é o MAN D08, de quatro cilindros em linha, com 225cv e tecnologia de emissões EGR, que não precisa de Arla32 para atender a legislação do Proconve P7. A transmissão é Eaton, manual e com opções para quatro ou seis velocidades. A versão de série tem entre eixos de 4.800mm.

O maior de números de novidades apresentadas pela MAN Latin America está nos  produtos da linha Constellation, a qual conta com modelos para o segmento de caminhões médios, semipesados e pesados. Na linha media, o destaque é o Constellation Distributor nas configurações 17.230 4X2 e 23.230 6X2, para 17 e 23 toneladas de PBT, respectivamente. As principais diferenças em relação aos modelos Worker estão na cabine e no conforto, além de contar com banco 3+1 (motorista e três passageiros).

Para a linha semipesada e pesada, uma das novidades é a transmissão automatizada ZF 12 AS 1420, de 12 velocidades, para o Constellation 24.330. Já a versão 30.330 8X2 (cujo PBT é de 29 toneladas) o veículo passou contar com segundo eixo direcional de fábrica e com garantia. O motor é Cummins da série ISL com 330cv de potência. Esse veículo é indicado para aplicações rodoviárias e também de distribuição operando, em ambos os casos, com baú frigorífico e furgão, graneleiro, basculante, sider e tanque.

O Titan Tractor, que está volta ao mercado, agora utiliza cabine do Constellation e motor Cummins de 330cv. A transmissão é  a ZF 16 AS 1585 TD, manual. O veículo é disponibilizado opcionalmente com a caixa de transmissão V-Tronic ZF 16AS 22 30 de 16 velocidades. De acordo com a MAN Latin America, o Titan será produzido apenas na configuração 4X2. O Titan Tractor 18.310 foi produzido entre 2002 2 2005. NO período, a então Volkswagen Caminhões e Ônibus, chegou a atingir picos acima de 50% de participação no  mercado de cavalos mecânicos com motor de até 350CV de potência.

Outra novidade da Man Latin America é o lançamento de uma série especial do Constellation em comemoração aos 10 anos de mercado, período em que foram vendidas  mais de 180 mil unidades. Denominada de  Série Prime, será representada pelos modelos Constellation 24.280 e 25.420, totalizando 350 unidades. Os diferenciais ficam por conta do acabamento interno em cor exclusiva e transmissão automatizada, entre outros detalhes.

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