A MAN Latin America – responsável Volkswagen Caminhões e Ônibus na recém-criada holding Volkswagen Truck & Bus – apresentou seu plano de internacionalização durante a sua participação no IAA, maior mostra de veículos comerciais do mundo. O plano conta com a conquista de mais de 460 veículos adicionais, vendidos aos principais destinos de exportação da empresa. As unidades desse lote, entre caminhões e ônibus VW, embarcarão até o fim deste ano para Argentina, Bolívia e Chile.

O transporte de bebidas é destaque no Chile, onde a empresa negociou a venda de 102 veículos à CCU (Compañía Cervecerías Unidas) e seus operadores. Os modelos são Delivery 10.160 e Constellation 17.280 e 24.280. A empresa também comercializou 70 Volksbus 9.160 para operar no transporte urbano e de fretamento chileno.

Para a Argentina serão 140 ônibus urbanos Volksbus 18.280 OT LE, com suspensão pneumática integral, que atuarão no transporte urbano de Buenos Aires e região. A Bolívia registra importante marco e deve encerrar 2016 com o maior volume de vendas de sua história, superando 350 unidades. O resultado se deve, em grande parte, à negociação de 150 caminhões VW Worker modelos de 9, 10 e 15 toneladas, que embarcarão para o transporte de bebidas. O México também tem destaque com crescimento acumulado de 20% neste ano em comparação com 2015.

“A recuperação nas exportações brasileiras tem potencial para, pelo menos, chegar a cinco por cento. E dependendo da mudança atual em economias vizinhas, não seria exagero pensarmos em número de até dois dígitos ao ano”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

A empresa conta com 186 concessionários na América Latina e na África e mais 156 no Brasil e também com dois novos acordos para montagem de produtos Volkswagen na Nigéria e no Quênia, ambos utilizando kits de peças enviados da fábrica de Resende, no Brasil.

Malagrine
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Lançamentos no Brasil

  • VW Worker 17.230 6×2/4 Distributor: o caminhão adota solução derivada de um modelo 17 toneladas na versão 4×2 com a instalação de um segundo eixo direcional de fábrica, com todas as garantias da montadora. Com capacidade para carregar até 630 quilos a mais. No custo operacional pode gerar economia de 5%, segundo a empresa. Desenvolvido numa parceria com a BMB e a Randon, seu implemento é fabricado em alumínio para diminuir o peso total do veículo e a nova configuração dos eixos abre mais espaço rebaixado na carroceria, facilitando a operação de carga e descarga, além de diminuir a quantidade de pneus demandados — são dois a menos. Ideal para aplicações mistas de entregas diárias urbanas e intermunicipais, o Worker 17.230 Distributor pode transportar até 13.060 quilos de carga líquida, o equivalente a cerca de 390 caixas de bebidas. O modelo é equipado com o motor MAN D08.
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    Constellation 30.330: o veículo estreia no mercado brasileiro com transmissão automatizada V-Tronic e o segundo eixo direcional 8×2 de fábrica. O modelo, segundo a fabricante, oferece potência e torque, em média, 15% superiores aos principais concorrentes, com um peso bruto total (PBT) de 29 toneladas. O segundo eixo direcional presente nesse Constellation permite transportar até seis toneladas a mais do que em sua versão 6×2. O veículo é equipado com motor Cummins ISL de 334 cv, e torque máximo é 1.450 Nm. O modelo pode operar como frigorífico, furgão, tanque, basculante, graneleiro e sider. Considerada uma tendência de mercado, a versão 8×2 para o chassi rígido VW Constellation 30.330 V-Tronic passa a ter seis toneladas a mais que seu equivalente 6×2.

Os veículos de 17 e de 24 toneladas têm à sua disposição o sistema de suspensão a ar, com benefícios à estabilidade, dirigibilidade e distribuição de carga. O sistema é mais uma parceria com a BMB, centro de customização exclusivo da MAN Latin America. No mês de setembro, a BMB, centro de customização de veículos exclusiva da MAN Latin America, completa seus 15 anos de mercado com mais de 130 mil unidades modificadas.