A Mercedes-Benz está ampliando a oferta da linha de caminhão Accelo com a versão 1316 6×2, com terceiro eixo e suspensor originais de fábrica. Com PBT de 13 toneladas, o novo veículo se enquadra também no segmento de médios. O vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda de caminhões e ônibus, Roberto Leoncini, explica que o veículo reúne a cabine e as dimensões compactas de um modelo leve com a plataforma e capacidade de carga de um médio. “É mais do que um novo produto, criamos uma nova solução para a distribuição urbana de cargas e mercadorias, com a versatilidade do leve e a produtividade do médio”, afirma.
Disponível com duas opções de entreeixos (3.700 e 4.400 mm), o Accelo 1316 possibilita a montagem de carroçarias de até 8 metros, ideais para varejistas, e indicado para transportadores e empresas que atuam na distribuição urbana e entre cidades. Atende também a diversas aplicações implementado com baú e sider, carroçaria aberta carga seca, baú frigorífico e plataforma autossocorro.
O novo Accelo vem equipado com motor Mercedes-Benz OM 924 LA, de 4.8 litros, o mesmo utilizado em caminhões da marca com até 17 toneladas PBT – e oferece potência de 156 cv a 2.200 rpm e um torque máximo de 610 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. O freio de serviço possui dois circuitos totalmente a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras. O veículo conta ainda com sistema antitravamento de rodas ABS, dispõe de sistema auxiliar de frenagem, freio motor e o Top Brake.
A fabricante destaca também alguns diferenciais do veículo como maior capacidade de carga – com 8.720 kg de carga útil+equipamento (entreeixos de 3.700 mm) e 8.620 kg (entreeixos de 4.400 mm); dimensão da plataforma de 7 metros (entreeixos de 3.700 mm) ou 8 metros (entreeixos de 4.400 mm) e baixa plataforma de carga, até 200 mm menor na comparação com um veículo médio.
foto: Malagrine