2015 foi um ano difícil e desafiador para todo o setor. Ainda assim, as montadoras apresentaram novidades e tendências em produtos, soluções e belos brutos.  Separamos seis destaques deste ano e queremos saber: e para você, qual o melhor lançamento de 2015?

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1. Cavalo-Mecânico: R 440 LA8X2

Com capacidade para rodar com até 54,5 toneladas de PBTC com um semirreboque de três eixos, e dentro da Lei da Balança, o cavalo-mecânico R 440 LA8X2, está chegando ao mercado com segundo eixo direcional de fábrica, como mais uma opção da Scania para veículos estradeiros de longas distâncias. O veículo foi apresentado pela fabricante como uma opção que utiliza carreta de três eixos e transporta até 1,5 tonelada a mais do que o conjunto com eixo espaçado – conhecido como Vanderleia – e somente 2,5 toneladas a menos que o bitrem. Saiba mais

2. Volkswagen Delivery 13.160

Entre as novidades da nova linha leve o destaque é o Volkswagen Delivery 13.160 (com 3º eixo), modelo que utiliza caixa de transmissão ZF 6S 1000 TO de seis velocidades e chega para substituir o 10.160 Plus 6X2, o qual utiliza o mesmo motor Cummins de 160cv. O vice-presidente de vendas e marketing da MAN Latin America, Ricardo Alouche, acrescenta que o Delivery 13.160 pode ser aplicado no transporte de bebidas, plataformas de auto socorro, tanque de combustível e de gás e outras operações nas quais o veículos tem de circular nos centros urbanos com maior carga útil. Saiba mais

3. Worker 17.230

O motor que equipa o Worker 17.230 é o MAN D08, de quatro cilindros em linha com 225cv e tecnologia de emissões EGR, que não utiliza Arla32 para atender a legislação do Proconve P7. A transmissão é Eaton, manual, com opções para quatro ou seis velocidades e a versão de série tem entre eixos de 4.800mm. O modelo se junta a outros da família Worker com motorizações nas potências de 190, 260 e 280cv. Saiba mais

4. Mais potente da família: TGX 29.480

Lançado em abril deste ano, o MAN TGX 29.480 6X4 é o mais recente produto da marca para operações rodoviárias de médias e longas distâncias, tracionando composições com PBTC na faixa de 57 a 74 toneladas de carga. Bitrem e rodotrem, respectivamente. Trata-se de um cavalo-mecânico preparado para disputar espaço no nicho de mercado que reúne caminhões de grande potência, com maior velocidade média e, consequentemente, mais rentáveis, em operações de diferentes segmentos com basculante, baú, carga-seca, graneleiro, silo e tanque entre outros implementos. Saiba mais

5.  FH 6X4

O lançamento do caminhão FH 6X4 com eixo suspensor, produto inédito no mercado brasileiro, foi citado como uma solução inovadora. Fruto de uma tecnologia revolucionária, o sistema é o principal destaque da marca. Um dispositivo permite que o caminhão tenha dois eixos motrizes quando carregado, e quando o suspensor é ligado, o segundo eixo motriz é desativado e rodas são elevadas. Redução do arrasto, perdas mecânicas e consumo de diesel. Possui ainda uma solução que proporciona melhor capacidade de manobra e mais conforto ao motorista quando o caminhão está com pouca carga ou vazio. Outra vantagem é que quando o segundo eixo motriz está levantado, e o veículo passa da configuração 6X4 para 4X2, é possível poupar até 4% no consumo de combustível. A elevação do eixo é de 14 cm, a mesma de um caminhão 6X2 com dispositivo semelhante. Saiba mais

6. Linha CF

A DAF lança sua segunda linha de caminhões pesados no País. Trata-se da linha CF85, cujos veículos chegam ao mercado brasileiro para atuar na faixa de cavalos-mecânicos que operam no transporte de cargas rodoviárias em trechos de curtas e médias distâncias. Os modelos da linha CF85 anunciados pela empresa serão produzidos com duas opções de cabine e motor Paccar MX de 12,9 litros, nas potências de 360 e 410cv. Os modelos têm transmissão automatizada ZF de 16 velocidades e serão disponibilizados nas configurações de eixo 6X2 e 6X4.  Saiba mais