A Scania acaba de divulgar suas expectativas para 2019. O clima é de otimismo em relação ao mercado de caminhão acima de 16 toneladas. A previsão é de crescimento na faixa de 10 a 20% em relação a 2018. “No ano passado, apesar de todo momento econômico delicado atingimos todos os nossos objetivos. Oferecemos soluções sustentáveis, eficientes e rentável aos nossos clientes. O momento da Scania é excelente. Em 2019 vamos continuar ouvindo os clientes, focar na Nova Geração de caminhões, que ganhou uma nova fábrica e apostar cada vez mais na conectividade. Hoje temos mais de 15 mil veículos rodando no Brasil conectados nos enviando mensagens que nos ajudam a aprimorar os nossos produtos e serviços”, afirmou Roberto Barral, vice-presidente das operações comerciais da Scania Brasil.
Em relação a Nova Geração, o diretor comercial, Silvio Munhoz, complementa afirmando que iniciou o ano de 2019 com mais de 3.000 pedidos de modelos da nova geração. “As expectativas para 2019 são positivas. Neste primeiro semestre faremos lançamentos regionais com a rede. Outro ponto importante é o agronegócio”, destacou. Em 2018, a Scania emplacou 8.028 caminhões pesados, volume que representou crescimento de 63,8% em relação às 4.901 unidades licenciadas em 2017.
O pós-vendas também vem se destacando dentro das operações da Scania. Atualmente 40% dos caminhões novos são vendidos com algum plano de manutenção. De acordo com com Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania Brasil, as vendas de programas de manutenção (PMS) aumentaram 56% em relação a 2017 (carteira de 8.300 veículos). O programa de planos flexíveis chegou à venda de mais de 3.000 programas com participação de 40% nas vendas entre todas as modalidades. Foram 4.145 veículos utilizando o sistema em que o próprio caminhão avisa quando deve parar.
Em relação aos serviços conectados registraram 15.300 veículos ativos, crescimento de 125% sobre os 6.800 de 2017. Desse total, 92% foram caminhões (14.004 unidades). “É muito importante que cresça os veículos conectados. A conectividade permite que os dados sejam transformados em informação e a informação em maneiras mais eficientes do cliente gerenciar o seu negócio”, explicou.
Dentro dessa ótica, Fabio destacou a ferramenta PMS Fleet Care que ajudam o transportador a gerenciar o negócio. São cinco pilares, o Gestor de Frotas, Planejamento de Serviços, Scania Fleet Monitoring, Motorista e relacionamento com as oficinas da rede Scania.