A Volkswagen anunciou a produção de 10 mil Meteor alcançada esse mês. O modelo foi lançado em novembro de 2020 nas versões 28.460 6×2 e 29.520 6×4 nas respectivas potências de 460 e 520cv. O objetivo se sua chegada ao mercado o era conquistar espaço para a VWCO em nichos acima de 50 toneladas de PBTC.
O Meteor foi anunciado na ocasião como o cavalo mecânico de alta potência para se posicionar entre os modelos rodoviários VW Constellation e MAN TGX, do qual sua cabine se originou. O projeto contou com a construção de uma nova linha de montagem de caminhões extrapesados na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, instalada em Resende/RJ e o investimento de R$ 1 bilhão.
O motor escolhido para o modelo foi o MAN D26 Euro 5 de 13 litros e 6 cilindros em linha, e sistema de alimentação common rail. A versão de 460cv entregava 1.800rpm e 2.300Nm; e a de 520cv em 1.800rpm e torque de 2.500Nm na faixa de 1.000 a 1.400rpm. O trem de força contou também com a Transmissão ZF Traxon nas versões de 12 e 16 velocidades. Na atual versão Euro 6, o motor MAN D26 entrega 480cv para o Meteor 28.480 6×2 e 530cv para o 29.530 6×4.
O presidente CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, destacou que a confiança e a robustez do VW Meteor vêm sendo demonstradas em seu sucesso de vendas no mercado. “É motivo de orgulho saber que em menos de três anos de sua criação, o Meteor já se configura entre os mais vendidos da categoria” disse o executivo.
Além de operações no transporte rodoviário, o Meteor também encontra-se em operação na mineração. E recentemente o modelo começou a ser exportado para o mercado argentino para o transporte de alimentos e mercadorias para acampamentos de mineiros da região de Salta e Jujuy, na região oeste do país.