A Volvo Bus Latin America criou o programa Volvo Equipe Dedicada com foco na eficiência e rentabilidade à operação. O programa reúne equipes de vendas e pós-vendas da fábrica, da concessionária e do cliente, que trabalham de forma integrada e multifuncional. Em reuniões periódicas são discutidas uma série de temas como, qual é o melhor veículo para determinada aplicação e serviços de pós-venda para identificar e sugerir soluções que contribuam para aumentar a eficiência da operação. “Este é um dos projetos que temos dentro do conceito de oferecer uma solução total aos nossos clientes. O que garante o sucesso dos nossos clientes é o atendimento que oferecemos a eles, para que extraiam dos veículos sua melhor performance e com isso reduzam o custo da operação”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

O programa foi criado há três anos no Brasil e expandiu para outros países da América Latina e, atualmente, está sendo implementado pela Volvo Bus na Europa. “Com este trabalho, conseguimos estar um passo à frente das demandas dos clientes e agir proativamente, para estender a vida útil das peças, e evitar paradas e gastos não planejados”, argumenta Felipe Batistella, diretor de pós-vendas do Grupo Volvo América Latina.

O trabalho consiste em coletar informações, avaliar dados, definir e adotar medidas para melhorar a disponibilidade dos veículos e reduzir custos operacionais com consumo, manutenção e paradas não planejadas. As ações de trabalho são definidas em conjunto pelas equipes, de acordo com as demandas de campo e necessidades de cada cliente.

O Mr. Bus, profissional especializado e dedicado aos clientes de ônibus nas concessionárias da Rede Volvo é a figura central do projeto. É dele a responsabilidade de gerenciar o projeto com os clientes de sua área de atuação, coletar as informações, agendar as reuniões e fazer as interfaces necessárias para implementar as soluções e melhorias sugeridas.