Com motor turbo diesel de 13 litros e seis cilindros preparado para gerar 2433cv de potência e 611,8 mkgf de torque, mais caixa de câmbio I-Shift de dupla embreagem, o caminhão “The Iron Knight” quebrou dois recordes mundiais em uma pista ao norte da Suécia: o de ter atingido velocidade de 276 km/hora e o de ter rompido o recorde de 500 metros de distância à velocidade de 131,29 km/hora em 13,71 segundos, em um campo de provas fechado no Norte da Suécia.

O caminhão foi conduzido por Boije Overbrink, piloto com mais de 30 anos de experiência em competições de carros e caminhões, que já tinha superado cinco recordes de velocidade. Em 2012, ele havia conduzido o “The Mean Greenque” se tornou o caminhão híbrido mais rápido mundo.

Boije Overbrink, tem mais de 30 anos de experiência em competições de carros e caminhões e já superou outros recordes de velocidade
Boije Overbrink tem mais de 30 anos de experiência em competições de carros e caminhões e já superou outros recordes de velocidade

O “The Iron Knight” tem peso total de 4,5 toneladas e utiliza pneus especiais desenvolvidos pela Goodyear. Nas medidas 315/70 R22.5 (dianteiros) e 415/ 45R22.5 (traseiros), foram desenvolvidos em parceria com a Volvo e construídos a partir de carcaças de modelos da mesma marca para caminhões normais, com compostos e desenhos de banda especificamente projetados.

O motor, posicionado no meio do chassi, recebeu quatro turbocompressores e intercooler com refrigeração a água. Todo o software foi reprogramado, além da parte eletrônica ter sido reduzida. A cabine aerodinâmica, em fibra de vidro, foi desenvolvida pela própria Volvo e conta com entradas de ar nas extremidades do para-choque para arrefecer motor e discos de freio. No final, o caminhão ficou uma tonelada mais leve.

A corrida para a quebra de recordes foi realizada em um campo de provas fechado no Norte da Suécia.
A corrida para a quebra de recordes foi realizada em um campo de provas fechado no Norte da Suécia.

Ricardo Gloria, diretor de pneus comerciais para a América Latina, da Goodyear, destacou que com tanta potência e torque, manter a aderência de um caminhão de 4,5 toneladas à pista em uma velocidade de quase 280 km/h foi um grande desafio para os pneus que suportavam o caminhão.  “A capacidade de desenvolver pneus que superam recordes mundiais de velocidade comprova nossos avanços na utilização de tecnologia de ponta e inovação para produzir pneus excepcionais”, acrescentou.

Assista ao vídeo: