A FPT Industrial acaba de firmar parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para treinamento de instrutores e doação de motores que serão utilizados nos cursos profissionalizantes da unidade “Mariano Ferraz”, localizada em São Paulo. De acordo com a organização do SENAI, os propulsores deverão contribuir com o aprendizado de mais de 300 alunos por ano no curso regular de Aprendizagem Mecânico Automobilístico e na FIC – Formação Inicial e Continuada – nos cursos com os títulos Mecânico de Motor Ciclo Diesel e Mecânico de Injeção Diesel. Os instrutores do SENAI serão orientados pelo time de treinamento da FPT Industrial para que tenham total domínio teórico e técnico sobre os equipamentos doados, seus componentes e manutenção.

“Apesar de ter sido criado e ainda ser mantido com recursos da indústria, o SENAI não consegue se manter tecnologicamente atualizado devido à alta velocidade que é imposta pelo mercado. Sendo assim, parcerias como a concretizada com a FPT Industrial são imprescindíveis para a manutenção da qualidade e fortalecimento dos nossos cursos profissionalizantes”, afirma Eduardo Pedreira, coordenador de atividades técnicas do SENAI “Mariano Ferraz”.

Com a ação, a FPT passa a cooperar diretamente com o desenvolvimento e a qualificação dos futuros profissionais que atuarão com mecânica diesel nos segmentos automotivo, de construção e agrícola, diz Alexandre Xavier, Diretor de Engenharia da FPT na América Latina. “Talvez esse seja o primeiro contato de muitos alunos com um motor diesel e cabe à FPT compartilhar todo o conhecimento sobre o avanço da tecnologia presente em nossos equipamentos”, finaliza. Com a parceria, o SENAI passa a ser mais uma opção de centro de treinamento para produtos da marca, capilarizando ainda mais os polos de treinamento técnico FPT no Brasil.

Saiba o perfil dos participantes dos cursos:

O curso regular de aprendizagem industrial é aberto a candidatos indicados por empresas e caso o número máximo de vagas não tenha sido preenchido, o processo seletivo é aberto para candidatos da comunidade local que tenham no mínimo 14 anos e com ensino fundamental concluído. Já o curso de Formação Inicial e Continuada é aberto a todos os interessados com idade a partir de 16 anos e cursando o nível fundamental a partir da 6ª série.

Os cursos são voltados para formação e capacitação profissional. Ao longo das aulas, os alunos desenvolvem competências em diagnosticar falhas, realizar a manutenção preventiva e corretiva, utilizar ferramentas e seguir os procedimentos técnicos, ambientais e de segurança. A carga horária dos cursos é variada.

  • curso de Aprendizagem Industrial – 1600 horas
  • cursos de Formação Inicial e Continuada- 180 horas no módulo Mecânico de Motor Ciclo Diesel e 80 horas no Mecânico de Injeção Diesel.

Os alunos passam por avaliação no decorrer de todo o curso e para que sejam aprovados, devem comprovar, no mínimo, 50% de aprendizado. As aulas são ministradas por instrutores do próprio SENAI, previamente treinados por engenheiros e técnicos da FPT Industrial. Os interessados já podem se inscrever por meio do site do SENAI, onde estão disponíveis todas as programações.