Dando seguimento a nossas matérias especiais sobre pneus, além da sobre manutenção e limite de segurança, vamos apresentar agora dicas sobre a pressão adequada dos pneus. Se não tiver atenção devida, este ponto pode ser crucial para acabar com a vida útil do pneu e, principalmente, afetar diretamente sua segurança. Exitem dois tipos de pressões, a baixa e o excesso dela.

O risco: se a pressão não é adequada para uma determinada carga, o pneu se deforma, a banda de rodagem não se apoia corretamente no solo e nela aparecem desgastes característicos.

A Baixa Pressão pode ocasionar vários problemas que envolve riscos de segurança:

custo

  1. Aumento do desgaste geral dos pneus e dos ombros
  2. Maior consumo de combustível
  3. Perda de instabilidade em curvas
  4. Direção pesada e perda da capacidade de manejo
  5. Eventuais rachaduras na carcaça, na área dos flancos, bolsa de separação entre lonas e sob a rodagem, desagregação da rodagem
  6. Deslocamento da carcaça
  7. Aquecimento anormal
  8. Desgaste prematuro dos terminais de direção

Os problemas de excesso de pressão são menores do que os da falta de pressão:

  1. Desgaste mais acentuadpaschoaldo no centro da rodagem
  2. Perda de estabilidade em curvas
  3. Rachadura na base dos sulcos
  4. Maior propensão a estouros por impacto
  5. Veículo mais duro
  6. A pressão dos pneus deve ser verificada pelo menos uma vez por mês, principalmente antes de um trajeto de longa distância que exija alta velocidade

Na próxima matéria sobre o Especial Pneus, vamos falar sobre a sobrecarga, que pode afetar diretamente os pneus, como também, riscos estruturais importantes no caminhão.170000