Dando seguimento a nossas matérias especiais sobre pneus, além da sobre manutenção e limite de segurança, vamos apresentar agora dicas sobre a pressão adequada dos pneus. Se não tiver atenção devida, este ponto pode ser crucial para acabar com a vida útil do pneu e, principalmente, afetar diretamente sua segurança. Exitem dois tipos de pressões, a baixa e o excesso dela.
O risco: se a pressão não é adequada para uma determinada carga, o pneu se deforma, a banda de rodagem não se apoia corretamente no solo e nela aparecem desgastes característicos.
A Baixa Pressão pode ocasionar vários problemas que envolve riscos de segurança:
- Aumento do desgaste geral dos pneus e dos ombros
- Maior consumo de combustível
- Perda de instabilidade em curvas
- Direção pesada e perda da capacidade de manejo
- Eventuais rachaduras na carcaça, na área dos flancos, bolsa de separação entre lonas e sob a rodagem, desagregação da rodagem
- Deslocamento da carcaça
- Aquecimento anormal
- Desgaste prematuro dos terminais de direção
Os problemas de excesso de pressão são menores do que os da falta de pressão:
- Desgaste mais acentua
do no centro da rodagem
- Perda de estabilidade em curvas
- Rachadura na base dos sulcos
- Maior propensão a estouros por impacto
- Veículo mais duro
- A pressão dos pneus deve ser verificada pelo menos uma vez por mês, principalmente antes de um trajeto de longa distância que exija alta velocidade
Na próxima matéria sobre o Especial Pneus, vamos falar sobre a sobrecarga, que pode afetar diretamente os pneus, como também, riscos estruturais importantes no caminhão.170000