A empresa Sumitomo Rubber, detentora da marcas de pneus Dunlop e Falken, desenvolveu uma pesquisa em parceria com a universidade de Kansai, no Japão, para gerar energia elétrica a partir da rotação dos pneus. Em outubro do ano passado, esse tema de pesquisa já havia sido selecionado pela Agência de Ciência e Tecnologia do Japão em um programa de apoio a projetos realizados conjuntamente entre empresas e institutos acadêmicos. que tem por objetivo realizar estudos de viabilidade e aplicação para o desenvolvimento de novas tecnologias.
De acordo com informações disponibilizadas pela empresa, a geração dessa energia é possível a partir da instalação de um coletor de energia (Energy Harvester) que tem em seu interior duas camadas de borracha, cada uma coberta por um eletrodo, junto com um filme carregado negativamente que interage com um filme carregado positivamente. Instalado dentro do pneu, esse dispositivo é capaz de converter eletricidade estática em energia limpa à medida que o pneu gira.
Segundo informou a Sumitomo, esse dispositivo tira proveito de um tipo especifico de eletricidade estática, (chamada de carga friccional) para gerar energia elétrica cada vez em que acontece a deformação natural do pneu após deixar sua pegada no solo.
Conforme as expectativas da empresa, os resultados dessa pesquisa vão levar a aplicações práticas para essa tecnologia como fonte de energia para sensores usados no pneus (como os já existentes em sistemas de monitoramento da pressão) além de outros dispositivos automotivos e também contribuindo para a criação de futuros serviços que utilizam ferramentas digitais. Tudo sem qualquer necessidade de baterias.