O roubo de carga continua entre os assuntos mais comentados entre os motoristas de caminhão. Em uma lista com 57 países, o Brasil é o oitavo mais perigoso para o transporte de cargas.

A insegurança na estrada é cada vez maior, e é frequente depoimentos de carreteiros que ficaram nas mãos de criminosos e tiveram suas cargas furtadas. Para o Cel. Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança da NTC&Logística a falta de uma legislação mais específica para punir receptadores é um dos principais fatores que contribuem para altos índices de roubos de cargas registrados anualmente no Brasil.

Confira algumas dicas que podem te ajudar a não fazer parte das estatísticas.

1PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCO

O coronel alerta os motoristas sobre a importância de seguirem à risca o plano de gerenciamento de risco adotado pela a empresa a qual está prestando serviço. “Alguns profissionais querem fazer a sua própria rota e parar em locais que conhecem e encontram os amigos.

Mas, nem sempre esta atitude é segura e pode facilitar a abordagem de criminosos. O ideal é seguir o plano da empresa que, geralmente, realiza o monitoramento e toma as dívidas providências no caso de algum imprevisto”, destaca.

Anterior