Para prevenir falhas e assegurar a vida útil do sistema pneumático de veículos comerciais, o motorista precisa tomar alguns cuidados. Vital para a eficiência do freio, o ar comprimido requer atenção do caminhoneiro antes de iniciar uma viagem.
Germano Collobialli, gerente de aplicação, treinamento e assistência técnica da WABCO, lista o que é preciso observar antes de iniciar uma viagem, explica o que fazer componente por componente, confira:
Compressores de ar
O nível de óleo do motor deve estar entre as marcações máxima e mínima na vareta de verificação, pois, além de ser importante para o motor, o óleo é também utilizado para lubrificar os componentes do compressor de ar. Para compressores de ar que possuem refrigeração a água, verifique também o nível do reservatório bem como a qualidade do líquido de arrefecimento recomendado pelo fabricante do motor do veículo.
Antes de ligar o motor do veículo para carregar o sistema pneumático e verificar a pressão do ar nos manômetros, certifique-se de que a válvula de freio de mão está acionada (freio de estacionamento aplicado). Feito isso, ligue o motor e observe se os reservatórios de ar começam a ser carregados por completo (normalmente oito ou dez bar). Após concluído o processo de enchimento dos reservatórios de ar, observe também se há algum alerta sobre o “status” da pressão pneumática (exemplos: aviso sonoro, se a luz indicadora de baixa pressão localizada no painel de instrumentos permanece acesa, etc.). Se isso ocorrer, pode ser um sinal de que há problema no sistema pneumático; nesse caso, procure por profissional qualificado para solução do problema.
Recomendações aos motoristas:
- Sempre observe se a pressão do sistema pneumático, indicada pelos manômetros no painel de instrumentos, alcança o valor máximo (consulte manual do fabricante do veículo).
- Se ao ligar o motor e acelerar, o valor da pressão pneumática não aumentar (ou mesmo, demorar para aumentar), verifique se há alguma falha no sistema ou fuga de ar devido a vazamento em algum componente.
- Nunca viaje com veículo que apresente problemas no sistema pneumático (baixa pressão, muita demora para recarregar, vazamentos, etc.).
- Certifique-se de que o veículo está com a manutenção em dia, conforme recomendação do fabricante.
Regulador de pressão
Observar a forma como o regulador de pressão está trabalhando. A primeira se dá quando o regulador atinge a pressão máxima de regulagem (pressão máxima do freio), fazendo com que abra a válvula de descarga e como consequência, o ar comprimido procedente do compressor de ar é soprado para a atmosfera (esse processo não é válido para veículos com “governador” – a outra opção existente para controlar a pressão pneumática dos sistemas de freio a ar). Fique tranquilo, pois a pressão máxima de trabalho (oito ou dez bar) está mantida. A segunda acontece quando o regulador atinge a pressão mínima de trabalho, fazendo com que a válvula de descarga feche e, normalmente, o sistema pneumático volta a ser carregado até atingir novamente o nível de pressão máxima de trabalho. Esse ciclo de abrir e fechar da válvula de descarga se repete sempre que ocorrer consumo do ar comprimido do sistema pneumático (várias atuações dos freios, por exemplo), de maneira a reduzir significativamente a pressão máxima do freio.
Secador de ar
Há modelos de veículos que possuem secador de ar instalado. Assim sendo e em condições normais de aplicação, tanto os cartuchos convencionais quanto os cartuchos com coalescência (WABCO Air System Protector) devem ser trocados, em até dois anos de uso. Para verificar a condição do cartucho/filtro do secador de ar, consulte profissional qualificado.
Reservatório de ar
É recomendado drenar periodicamente os reservatórios de ar com o objetivo de eliminar qualquer possibilidade de acúmulo de água, óleo ou mesmo de pequenas partículas metálicas; impurezas procedentes do compressor de ar (isso também é válido para veículos com secador de ar instalado no sistema pneumático).
Como funciona
O freio dos veículos comerciais, normalmente com capacidade de carga acima de cinco toneladas, funciona por meio do uso de ar comprimido. Para entender o funcionamento dos sistemas de freio a ar de um veículo da linha pesada (caminhão, ônibus ou semirreboque), podemos fazer um comparativo com carro de passeio, ou seja, o fluido hidráulico (que atua os freios do carro de passeio) é substituído por ar comprimido que atua os seguintes freios:
- serviço (uso da válvula pedal, por exemplo)
- estacionamento e/ou emergência (uso da válvula de freio de mão)
- reboque (somente disponível em cavalos mecânicos)
- motor ou auxiliar (uso do freio motor ou retardador, por exemplo)
Os principais componentes dos sistemas de freio a ar são:
- compressor de ar, responsável por comprimir o ar da atmosfera;
- válvula reguladora de pressão, que controla as pressões máxima e mínima;
- válvula de proteção, que distribui a pressão pneumática para os sistemas de freio (serviço dianteiro e traseiro, estacionamento, freio do reboque ou semirreboque – somente para cavalos mecânicos –, freio auxiliar ou freio motor e também acessórios como atuadores para embreagem, por exemplo). Além disso, esta mesma válvula possui a função de proteger o(s) sistema(s) de qualquer vazamento existente;
- válvula do freio de serviço ou simplesmente válvula pedal, responsável por liberar o ar comprimido gradualmente e de acordo com a força aplicada no pedal do freio, para aplicação em freios dianteiro e traseiro;
- válvula do freio de estacionamento, que atua no estacionamento do veículo por meio da retirada do ar comprimido acumulado nos cilindros do freio traseiro, e que também possui a função emergência; para aplicar no sistema de freio traseiro quando de eventual problema na válvula pedal, por exemplo;
- demais válvulas, como a válvula relé ou a válvula de descarga rápida, por exemplo, também podem ser incluídas nos sistemas de freio;
- secadores de ar, produto que tem o objetivo de assegurar a qualidade do ar comprimido existente nos reservatórios dos veículos.
Com certeza, mantendo a qualidade do ar do sistema pneumático, também será mantido o perfeito funcionamento do ABS.
Sistema antitravamento de rodas (ABS)
O ABS oferece segurança e dirigibilidade mesmo durante aplicação do freio. O correto funcionamento do sistema é indicado por meio da lâmpada de advertência localizada no painel de instrumentos do veículo. Na carreta, uma lâmpada localizada do lado esquerdo, visível para o motorista, indica o funcionamento do sistema quando o cavalo mecânico não tem ABS.
Como referência, quando o ABS está sem falha, a luz do painel acende e apaga. ABS com falha, luz acende e não apaga. Para correta interpretação da falha, consulte o manual do veículo ou um profissional qualificado.
Definitivamente, a manutenção preventiva é bem mais barata quando comparada à manutenção corretiva. Principalmente, por dois motivos que precisam ser considerados:
- veículo parado sem programação sempre gera custos adicionais, além de deixar de ganhar;
- dono do veículo parado, diante da opção de menos frete, representa menor rentabilidade.