Calcular os gastos é muito importante antes de pegar a estrada. Essa prática pode ajudar a evitar ter prejuízo no final da viagem.

O frete analisado deve ser a soma do valor recebido na ida e na volta. A planilha de custos bem elaborada dá condições para que o prestador de serviço analise de forma consciente o frete que lhe é oferecido. Além de ser base para a avaliação do negócio.

Na planilha de custo devem constar todos os recursos consumidos e os custos com manutenção, pneus, despesas de viagem, combustível, taxas e impostos (licenciamento, IPVA, seguro obrigatório, RNTRC, taxa de vistoria de tacógrafo, etc) pagos para rodar com o caminhão, além de seguro do caminhão e os custos de depreciação do veículo. Desta forma será possível saber com mais certeza se a viagem será lucrativa.

Outro recurso que pode ajudar na hora de analisar os gastos é decidir qual rota vale mais a pena. O GPS Waze, por exemplo, disponibilizou novo recurso que permite visualizar o preço dos pedágios no Brasil. Antes, só era possível localizar os postos de cobrança nas rotas escolhidas.

A funcionalidade, segundo o Waze, é fruto de uma ação colaborativa com mais de 30 mil editores de mapas ativos. Com a parceria, usuários ficam encarregados de coletar os valores e inserir as informações na plataforma. Assim, outros Wazers poderão saber o custo por trafegar em uma rodovia, contribuindo, assim, para o planejamento da viagem.

pedagio waze

O recurso é ativado automaticamente e não traz qualquer necessidade de configuração nos ajustes do aplicativo, mantendo na tela a tag com os preços ajustados dos pedágios. Clientes de sistemas de passe livre podem inserir essa informação no Waze para que o sistema não apresente os valores durante o percurso.

A novidade chega gradualmente para todos os motoristas que usam o aplicativo (Android e iOs).

 

Saiba mais:
Como ter sucesso na profissão de motorista