O Centro de Distribuição da ZF Aftermarket no Brasil, o mais avançado e digital do Grupo dentro dos conceitos 4.0, movimenta diariamente 100 toneladas de peças automotivas. A operação envolve peças e produtos de diferentes portes para veículos pesados, leves e máquinas agrícolas e equipamentos fora de estrada, além de reversores marítimos. Tudo é realizado em uma complexa operação logística para mais de 750 pontos de entrega no Brasil e diferentes destinos da América Latina.

Localizado em Itú/SP, e com área de 21 mil metros quadrados, o CD da ZF Aftermarket está comemorando seu quinto ano de operações e destaca as transformações digitais baseadas em Big Data, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (capacidade dos computadores de aprender de forma autônoma, a partir da interação com o usuário). O espaço movimenta entrada e saída de peças automotivas para as linhas leve e pesada, como suspensão, caixa de direção, embreagem, amortecedores, rolamentos, pivôs, terminais etc, considerando ainda equipamentos fora de estrada. Atualmente a divisão responde por 7% dos negócios do Grupo ZF.

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Os sistemas operacionais adotados impactaram no modo de trabalho dos operadores e equipes de apoio.  Centro de Distribuição ZF Aftermarket localizado em Itú movimenta mensalmente cinco milhões de autopeças

As melhorias contínuas, vindas de investimentos em equipamentos automatizados e em digitalização de processos, elevaram a produtividade da operação em 34% com maior agilidade na entrega das peças aos clientes e integração de dados com toda a cadeia. A tecnologia permite a rápida localização e preparo das peças a serem despachadas. Do mesmo modo, a agilidade reflete no recebimento e despacho, liberando rapidamente os caminhões que entregam ou retiram produtos. Tudo graças à digitalização dos processos logísticos.

Cinco milhões de peças por mês

“O CD localizado em Itú é atualmente de uma das maiores operações do mercado de reposição no Brasil”, garante o Gerente Sênior de Operações da ZF Aftermarket, Bruno Silva. “São cinco milhões de autopeças movimentadas todos os meses, além ser o primeiro Centro de Distribuição Integrado da empresa no mundo”, acrescenta. O volume citado não inclui o movimento de itens da marca Wabco, empresa também pertencente à ZF Aftermarket desde 2020, cujo CD  de peças está localizado em Campinas/ SP.

De acordo com Bruno Silva, as inúmeras otimizações e transformações digitais baseadas em Big Data, IoT – Inteligência Artificial e Machine Learning têm trazido cada vez mais eficiência à logística de peças da ZF Aftermarket na América do Sul. “Muitos dos equipamentos utilizados na operação são robotizados e permitem integração de dados”, complementa. A aplicação de  soluções digitais e de automação permitiram à empresa a retirada definitiva de papéis das operações do CD, desde o final de 2021.

Conforme explica, Silva, o armazém conta com cinco elevadores que automáticos que quadruplicam a velocidade do atendimento de pedidos, aplicando o conceito de Picking by Light  (sistemas que facilitam a preparação de pedidos sem necessidade de papéis) por indicações de lasers. “Além disso, há máquinas de embalagens automatizadas, estas com o sistema Picking-by-Voice, método de separação de peças a partir de comandos de voz dos operadores, entre inúmeras outros avanços”, complementa Silva.

Gêmeo Digital

A ferramenta de logística mais recente, integrada ao CD, agora em meados de abril, é o Gêmeo Digital (Digital Twin), um sistema que produz réplicas virtuais dos processos com o objetivo de simular as melhores versões de trabalho na realidade. Essa tecnologia, conforme explica Bruno Silva, permite a análise  de todo o armazém em um ambiente virtual e introduzir elementos ou mudar estratégias para serem aplicadas no ambiente físico e assim promover melhorias constantes.

“A simulação nos permite representar virtualmente os processos logísticos pelos quais passa um produto, desde o momento em que ele entra no armazém até ser expedido. Assim, conseguimos obter as informações necessárias para identificar os pontos fortes e fracos das etapas da operação”, explica. Em outras palavras, o Gêmeo Digital possibilita testar novas situações antes de colocá-los em funcionamento real, identificando pontos que podem ser melhorados e prever erros, entre várias outras vantagens que impactam fornecedores e clientes.

Bruno Silva
Simulação representa virtualmente os processos logísticos pelos quais passa um produto e possibilita testar novas situações bem como identificar pontos que podem ser melhorados e prever erros antes de colocá-los em funcionamento real, explica Bruno Silva.

Os sistemas operacionais adotados impactaram no modo de trabalho dos operadores e equipes de apoio (cerca de 150 pessoas) voltadas a compras de materiais, qualidade, planejamento e operações. “Cada operador e coordenador ganharam atividades mais estratégicas dentro do processo. Em cada uma das atividades desenvolvidas dentro do CD há a utilização de recursos digitais, desde o recebimento, armazenamento, embalagem, separação até a expedição final para o cliente”,  O CD de Itú conta com mais de 250 funcionários, entre equipes operacionais e administrativas.

Perspectivas para 2022 

De acordo com Reynaldo Contreira, executivo recém empossado no cargo de Head da ZF Aftermarket na América do Sul, em 2021 a empresa obteve crescimento de mais de 26% no mercado de reposição do Brasil e a perspectiva de crescimento para 2022 é de cerca de 12%. A alta das vendas de veículos de passeio usados foi um dos motivos que impactaram positivamente as vendas de peças para o segmento de reposição.

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Operação envolve peças e produtos de diferentes portes para veículos pesados, leves, máquinas agrícolas e equipamentos fora de estrada, além de reversores marítimos.

“Soubemos aproveitar essa oportunidade com um dos mais completos portfólios de produtos do setor no País, que possui cerca de 20 mil produtos em linha nas áreas de freios, suspensão, direção, amortecedores e transmissões. Com maior volume de vendas de veículos usados, houve maior necessidade da manutenção preventiva e corretiva”, observou Contreira.

O executivo lembrou ainda que a cada ano a empresa lança novos produtos de forma estratégica para dar ampla cobertura às necessidades desse tipo de negócio. “A perspectiva é de continuarmos ampliando a oferta de produtos e serviços, uma vez que o mercado de reposição é muito dinâmico e tem sido foco de um trabalho atento e estratégico da área comercial e de desenvolvimento”, complementou.

Outro ponto destacado pelo executivo é a transformação em curso da indústria e do comércio, contexto no qual a ZF Aftermarket se prepara para o futuro, em especial considerando as mudanças a cada dia da mobilidade. “Temos de dominar os desafios”, afirmou Contreira acrescentado que a empresa criou áreas de responsabilidade para Nova Mobilidade e também Soluções Digitais de Conectividade, em especial para gerenciamento de frotas.

Entre os objetivos consta a aplicação de soluções em toda a cadeia de transportes, otimizando o fluxo de pessoas, veículos e cargas de forma dinâmica e otimizada. O projeto prevê o envolvimento de parcerias com empresas do setor de transportes, de prefeituras e Estados.

Reynaldo Conteira
A perspectiva é de continuarmos ampliando a oferta de produtos e serviços uma vez que o mercado de reposição é muito dinâmico, afirmou Reynaldo Contreira

A expectativa de crescimento da ZF Aftermarket em 2022 leva em conta também as soluções disponibilizadas para os clientes e potenciais clientes, tais como a melhoria contínua nos processos logísticos do centro de distribuição de Itu, ações de fidelização juntos aos clientes, presença sólida no ambiente digital e também a integração com a WABCO, com a qual o Grupo ZF passou a contar com 188 locações em 31 países. Nos mercados da América do Sul, o portifólio do Grupo mais a rede de serviços Wabco são grandes trunfos que fortalecem a meta de crescimento no Brasil e região.